fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Oficina de Cianotipia: Impressão Azul

O blog de fotografia Efecetera deu início, em Março, a uma oficina de Cianotipia, um processo de impressão fotográfica em tons de azul, descoberto, na primeira metade do século XIX, pela botânica e fotógrafa Anna Atkins e pelo cientista John Herschel. Esta destina-se a jovens, a partir dos 16 anos, e a adultos, e prolongar-se-á até 31 de Julho. Realiza-se, semanalmente, à quinta-feira, na Casa Atelier - Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva, em Lisboa, com orientação de APIGMENTA.

"A IMPRESSÃO AZUL desenvolve-se num dos eixos da APIGMENTA art education designado ‘edições’. Com a produção destas edições, achamos que pode ser pertinente para o desenvolvimento da educação artística dar a conhecer o processo desta técnica. Neste sentido, apresentamos três workshops diferentes, possibilitando uma exploração diversificada da técnica", lê-se na sinopse.

O primeiro módulo, "Cianotipia com elementos vegetais", decorreu em Março. Neste, realizou-se uma introdução à ciniatopia e, tal como o título indica, uma exploração da técnica, através de elementos naturais e vegetais. Este resultou na criação individual de cianotipias apigmentadas. No segundo módulo, "Cianotipia com elementos do quotidiano", que se realizou em Abril e Maio, outros materiais foram introduzidos, como "sal, papel vegetal, sementes, impressões em papel de acetato", contendo, uma vez mais, uma componente práctica.

O terceiro módulo, "Cianotipia com desenho e cor", terá início em Junho e contemplará, também o mês de Julho. Este propõe-se "transformar desenhos em cianotipias, rabiscando com linha, ponto, mancha e forma". Os participantes criarão "cianotipias resultantes dos seus próprios desenhos podendo complementá-las posteriormente com outras cores, para além do azul característico desta técnica."

Sabe mais aqui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Fotografia disponível na página de Facebook do evento

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap