Os municípios de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela lançaram o projeto Lafões – Terras de Cultura. Um projeto de programação cultural em rede, com a duração de 12 meses e que integra 36 espetáculos, mais de 500 artistas locais dos três territórios e nove grandes ações culturais.

Ricas em tradição, as Terras de Lafões, um território de dinâmicas culturais multidisciplinares, algumas com mais de um século de existência, ao longo de 12 meses, promoverão dança, música, cantares, um concurso de curtas metragens e tradições regionais.

Neste seguimento, algumas das iniciativas passam pelo festival Filarmonias – um festival intermunicipal de bandas filarmónicas que se vai realizar em três dias, um em cada concelho, com nove bandas; pelo Polifonias – dedicado ao canto polifónico durante três dias, em locais diferenciados; a nova roupagem para o Hino de Lafões realizada por agentes artísticos locais; pelo projeto Origens – uma instalação artística e espetáculo com enfoque nas tradições regionais; pelo Património Musicado em que grupos tradicionais fazem concertos em locais que são património classificado; pelo CurteLafões – um festival de Curtas Metragens rodadas no território; pelo Orquestra vai à Escolas – um ciclo de três concertos em cada uma das escolas secundárias dos municípios com a Orquestra Academia Música de Sta. Cruz da Trapa; pelo Reizadas – Performances artísticas itinerantes e o Lafões On – um festival de novos talentos da música ligeira.

Toda a programação pode ser conhecida aqui.

O Lafões – Terras de Cultura, projeto de programação cultural em rede inovadora promovido é pelos Municípios de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela, assumindo-se como uma forte aposta na captação de novos públicos visando o desenvolvimento cultural e turístico dos territórios.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels