Foram atribuídos no passado dia 24 de julho em Nova Iorque os prémios Graphis. Entre projetos de design, fotografia, ilustração e publicidade dos quatro cantos do mundo foram distinguidos quatro trabalhos estúdio OOF Design. 

Entre os quatro projetos premiados estão o site “Braga Cultura 2030”, pensado e elaborado para a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura; o livro “Bragança. Das Origens à Revolução Liberal de 1820”, editado pelo Município de Bragança; o número XII da revista vimaranense “Veduta”, editada pela Oficina; e ainda a campanha de comunicação de 2018 do festival “12 em Rede”, promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal. 

“Braga Cultura 2030” apresenta, como é possível adivinhar pelo nome, os resultados do programa de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027, ilustrada com uma série de 12 fotografias de símbolos etnográficos da cidade, pelos olhos do fotógrafo vimaranense Miguel Oliveira.

O livro “Bragança. Das Origens à Revolução Liberal de 1820” é um livro ilustrado com cerca de 500 fotografias e documentos históricos, em papel mas com um design pensado a partir do modo de navegação de uma página web. 

“Veduta” é uma revista científica publicada pela Oficina há mais de 10 anos, podendo assumir-se também como um objeto de coleção. É na lógica da autenticidade que o número do estúdio OOF Design premiado em Nova Iorque foi impresso industrialmente, mas com algumas técnicas manuais e conta apenas com 500 exemplares.

Já a campanha “12 em Rede”, desenvolvida em 2018 para as Aldeias Históricas de Portugal, consiste num projeto com 12 ilustrações individuais que partem do tema do programa cultural e no estudo etnográfico de casa aldeia, revelando atividades, crenças, dialetos e lendas, entre outras coisas, que compõem o ADN de cada uma das doze.   

Os prémios Graphis são atribuídos anualmente desde 1952 aos melhores projetos de design, fotografia, ilustração e publicidade de todo o mundo. “Design Annual”, onde se inserem os projetos da OOF Design, foca-se na categoria de design de comunicação. A OOF Design, sobre a qual podes descobrir mais aqui, foi criada em 2011 por Cláudio Rodrigues, designer que já trabalhou em projetos como Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e espaços como o Paço dos Duques e o Theatro Circo.

Texto de Carolina Franco
Fotografias de OOF Design

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.