O Open House Porto está de regresso à cidade invicta nos dias 3 e 4 de julho. O objetivo passa por celebrar a arquitetura ao ar livre, através de um roteiro por 16 espaço previamente escolhidos pelas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e, pela primeira vez, na Maia.

Através do mote “Espaços para Respirar”, vão ser realizadas 64 visitas comentadas a 16 espaços exteriores (quatro em cada cidade), por 35 especialistas, entre historiadores, arquitetos, museólogos e autarcas. No Porto, os locais a deslumbrar passam pelo Parque da Cidade, pelo Parque das Águas, pelo Jardim Botânico e pelos jardins do Palácio de Cristal. Já em Vila Nova de Gaia serão alvo de igual visita o Parque da Quinta das Devesas, o Parque de S. Paio, o Jardim do Morro e o Parque da Lavandeira.

Em Matosinhos, há visitas à Piscina das Marés, ao jardim e a piscina da Quinta da Conceição, à marginal e ao jardim da Quinta de Santiago. Na Maia, será, ainda, possível percorrer os jardins da Quinta da Gruta, o Parque Urbano de Moutidos, os jardins da Quinta dos Cónegos e o Parque da Cidade. Descobre aqui toda a programação. 

Com a curadoria da arquitecta Graça Correia e do historiador Joel Cleto, o Open House Porto é organizado pela Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, em parceria com os municípios da Frente Atlântica do Porto.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Unsplash