A 2ª edição dos Open Studios Faro arranca sexta-feira, 16 de outubro, prolongando-se até domingo. Os três dias de programação contam com visitas a estúdios, exposições, conversas, oficinas e música.

Com 16 locais e 29 artistas para conhecer, o Open Studios Faro apresenta um roteiro completo com visitas a estúdios e ateliês de artistas locais.
Segundo o comunicado apresentado pela organização do evento, esta iniciativa revela-se como "uma rara oportunidade de conhecer tanto o seu trabalho artístico como o espaço de criação."

Com entrada livre, inclui também exposições e conversas com os criadores, residências artísticas, música ao vivo e happenings interativos.

Cartaz Open Studios Faro

A aposta e preocupação não só com os artistas locais, como também com a "pluralidade e as expressões artísticas", é visível através da presença de novos participantes e novas experiências, nomeadamente, " um estúdio-barco na Ria Formosa" e outro "no jardim da Alameda".

O evento será inaugurado no dia 16 de outubro às 18h30, no espaço Quintalão na Cidade Velha, com a exposição “Blindfold Sessions - Dialogue at the Infinity”, de Filipe Paixão e Gustavo Jesus.

No dia 17, às 10h, inicia-se uma visita guiada aos estúdios, respeitando todas as recomendações da DGS, incluindo a lotação limitada.
Ainda no sábado e prolongando-se até domingo (17 e 18 de outubro), das 10h às 13h e das 14h às 17h, as visitas são livres.

A nova POP UP Gallery Faro será palco de diversas exposições, happenings e workshops, para adultos e para os mais pequenos. Podem ver-se as exposições “Vera, Seda, Cavalo, Vapor”, de André da Loba e “Open Room – Surivanoroc”, de Daniela Mastrangelo.

No Gimnásio Clube de Faro decorrerá uma conversa sobre “(Sobre)vivência cultural - estratégias concertadas para o desenvolvimento da cultura em contingência”, com a presença de vários artistas.

O encerramento do evento acontecerá no domingo com o concerto de META no ARCM, pelas 18h30.

Mapa com os locais a visitar

Para assegurares a tua participação nas visitas guiadas, é necessário fazeres uma inscrição prévia através do email: openstudiosfaro@gmail.com.

Podes ficar a par de toda a programação e horários aqui.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.