É já este sábado, dia 12 de dezembro, pelas 11h00, que cerca de 30 alunos da Orquestra Geração se irão reunir, pela primeira vez em período de pandemia, para festejar a época natalícia na cidade da Amadora. O concerto de Natal, com entrada livre, contará com participações especiais das sopranos Patrícia Modesto e Sara Afonso, do barítono Frederico Pais e do barítono baixo Francisco Martins e será realizado no Cineteatro D. João V.

Sob direção musical de Sandra Martins, o concerto será protagonizado pela Orquestra Municipal Geração da Amadora, que reúne os alunos do Agrupamento das Escolas Miguel Torga e Pedro d’Orey da Cunha e da Escola Almeida Garrett. O concerto terá um reportório para uma orquestra de cordas e sopros e promete comemorar a época festiva com obras alusivas ao Natal, mas não só. No alinhamento do programa, podemos contar com interpretações de obras de grandes compositores como Haendel, Mozart, Bach e Bizet.

O diretor do projeto Orquestra Geração, Professor António Wagner Diniz, realça o “entusiasmo dos alunos e professores no retomar dos ensaios e concertos” e assinala a importância do regresso aos palcos na medida em que “se dá novamente à vista de todo o público um testemunho do que fazemos”.

A entrada no concerto é feita mediante o levantamento dos bilhetes na bilheteira do Cineteatro D. João V e irá respeitar todas as normas estabelecidas pela DGS. O concerto conta com o apoio do BNP Paribas, da Câmara Municipal de Amadora e da Escola Secundária Miguel Torga.

A Orquestra Geração, criada em 2007, é um projeto de cariz social para jovens que visa formar, promover a inclusão social e fomentar o desenvolvimento pessoal e comunitário dos mesmos através da música. Em pouco mais de dez anos, a Orquestra Geração cresceu e reúne mais de 1300 crianças e jovens, distribuídos pelos concelhos de Amadora, Almada, Vila Franca de Xira, Lisboa, Oeiras, Loures, Sesimbra e Coimbra.

Para conhecer mais sobre o projeto da Orquestra Geração, clica aqui.

Texto de Isabel Marques
Fotografia da cortesia da organização