Hoje, dia 5 de outubro, marca o início da segunda parte do ciclo de jazz levado a cabo pela Orquestra Jazz de Matosinhos. Depois de uma digressão que percorreu Portugal em 2018 até meados de 2019, a segunda parte de “Uma Viagem pelos Tempos do Jazz” começa dia 5 no Teatro Municipal de Vila Real. Além deste concerto, seguem-se, no dia 10, o Teatro Municipal de Bragança, no dia 17, o Centro Cultural das Caldas da Rainha, no dia 26, o Auditório Moagem no Fundão, e dia 9 de novembro, o Fórum Luísa Todi, em Setúbal.

São vários os nomes que vão ser interpretados. George Russell, Thad Jones, Eddie Sauter, Oliver Nelson, Bob Brookmeyer, Sun Ra, Don Ellis, Maria Schneider e Carla Bley. “Uma Viagem Pelos Tempos do Jazz” vai focar-se nas big bands e no jazz moderno.

“Em palco, a Orquestra Jazz de Matosinhos, conduzida por Pedro Guedes, e o crítico e divulgador Manuel Jorge Veloso vão fazer uma revisão ao chamado ‘período de ouro’ das big bands nos EUA até aos dias de hoje. Um concerto-comentado que vai percorrer a época do jazz moderno e contemporâneo, raramente abordada em retrospetivas do género, através da audição, inédita entre nós, de obras para grande orquestra de jazz”, pode ler-se.

Texto de Gabriel Ribeiro
Fotografia de Larisa Birta via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.