A Orquestra Metropolitana de Lisboa regressa à Biblioteca Nacional, em Lisboa, no dia 3 de julho, dando início ao mini-ciclo “Música na Biblioteca”, num concerto que apresenta obras de compositor português Sérgio Azevedo e de Wolfgang Amadeus Mozart.

Nesta ocasião será então apresentada a Sinfonia n.º 36 K.425 Linz de Mozart e ainda o  concerto para flauta Giochi di Uccelli (“Jogos de Aves”), de Sérgio Azevedo. A primeira foi composta em 1783, quando Mozart visitou Salzburg com a esposa, Constanze, e no caminho de regresso passou por Linz, onde se hospedou na palácio do Conde Thun. Para agradecer a hospitalidade, ofereceu-se para dar um concerto e como não trazia consigo a partitura de uma sinfonia, dispôs-se a compor uma – em apenas quatro dias.

Já o concerto de Azevedo foi estreado em 2017 pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, tendo como solista o dedicatário da obra, Nuno Inácio, que volta agora a desempenhar esse papel, sob a batuta de Pedro Amaral.

O ciclo prossegue no dia 10 de julho, com um outro concerto, onde serão apresentadas peças de Beethoven e de Fernando Lopes-Graça.

Fotografia via Unsplash