É mais um ciclo de programação que se inicia nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa. A Orquestra XXI vai atuar a 30 de outubro, dia em que apresenta o concerto “Folk Songs”, sob a direção do maestro Dinis Sousa.

De acordo com informação enviada ao Gerador, o programa “centrar-se-à nas Folk Songs, colecção de canções tradicionais de diversos países, transcritas e reelaboradas pelo compositor italiano [Luciano Berio] para voz e ensemble”. A acompanhar este ciclo, a Orquestra XXI interpretará ainda peças de autores-chave do repertório contemporâneo, como Tristan Murail, Franco Donatoni e Karlheinz Stockhausen. “As intervenções a solo ficarão a cargo de Frederica Vieira Campos (harpa), Agostinho Sequeira (percussão) e Helena Ressurreição (mezzo-soprano)”, segundo a mesma nota.

Estabelecida em 2013, a Orquestra XXI é um projecto que reúne jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro com o duplo objectivo de manter uma forte ligação entre os músicos e o seu país de origem, ao mesmo tempo que pretende “levar momentos musicais de excelência” a um público diversificado.

Este concerto inicia o ciclo mensal de programação de artes performativas das Carpintarias intitulado “Aquela altura do mês”. O foco é a “disrupção e vanguarda no território das artes performativas e os seus possíveis cruzamentos”, segundo a mesma fonte que destaca que aqui são apresentados trabalhos que “ultrapassam zonas de conforto e convenções na criação, apresentação, ou atitude dentro das artes performativas”.

Local: Carpintarias de São Lázaro, Lisboa
Data: 30 de outubro, 21h
Preço: 7€ (5€ para menores de 25 anos, músicos e desempregados), aqui

Fotografia cedida pelas Carpintarias de São Lázaro