A conferência digital Museus e Responsabilidade Social - Participação, Redes e Parcerias acontece nos dias 23 e 24 de março de 2021. A iniciativa que surge no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, está aberta a todos os cidadãos, de forma gratuita.

Organizada em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural, a iniciativa composta por uma série de três conferências do Trio de Presidências do Conselho da União Europeia (Alemanha, Portugal e Eslovénia) dedica-se ao tema comum da relação entre museus e responsabilidade social.

A primeira conferência decorreu nos dias 17 e 18 de setembro de 2020, no quadro da Presidência Alemã e a terceira terá lugar em 23 e 24 de setembro de 2021, por parte da Presidência Eslovena.

São parceiros da Direção-Geral do Património Cultural a NEMO – Network of European Museum Organisations e a Associação de Museus da Eslovénia.

Composta por apresentações, debates, entrevistas, mesas-redondas e posters, a conferência online assenta em tópicos como: "Museus e responsabilidade social em tempos de pós-pandemia", "Abordagens participativas", "Redes e parcerias colaborativas", "Territórios de proximidade e territórios globais", "Democracia cultural" e "Medição do impacto social".

Com uma programação que conta com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, para iniciar a conferência, juntamente com Bernardo Alabaça, Diretor-Geral do Património Cultural e Themis Christophidou, Diretora-Geral de Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia, a conferência também estará disponível, em direto, na página de Facebook Património Cultural.

A reflexão sobre a responsabilidade social dos museus está em linha com as prioridades da Cultura na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em particular no quadro de uma Europa Resiliente, Social e Global, pretendendo concorrer para o desenvolvimento de sociedades mais coesas e solidárias.

Na conferência portuguesa os objetivos prendem-se na abordagem de questões mais relevantes que "se colocam aos museus na perspetiva social e apontar possíveis pistas para o futuro, cruzando os domínios da cultura, da arte, da sociedade, da educação, da economia e do território. O foco nestes aspetos serve de base para discutir o que significa responsabilidade social para os museus no desafiante mundo de hoje, através da exploração de estratégias de promoção da participação, de construção de redes e de dinamização de parcerias, bem como de metodologias inovadoras de avaliação do impacto social dos museus", lê-se no comunicado.

Desta forma, os principais objetivos da conferência são:
•       Sensibilizar para a importância da responsabilidade social dos museus;
•       Promover abordagens centradas na participação e na mobilização dos cidadãos;
•       Realçar os contributos dos museus para a transformação social e o trabalho em rede;
•       Contribuir para o debate de metodologias diversificadas de avaliação do impacto social dos museus.

Consulta todo o Programa da Conferência e os resumos biográficos dos oradores aqui.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia vis Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.