Todas as semanas desafiamos um artista para responder às nossas questões enquanto faz as suas tarefas habituais em casa, convidando-nos assim a entrar um pouco no seu dia-a-dia nesta nova realidade. Esta semana fizemos 19 perguntas ao artista e designer gráfico Miguel Januário (±MaisMenos±), que nos recebeu na sua casa de braços abertos.

±MaisMenos± é um projeto de intervenção artística do artista e designer gráfico português Miguel Januário (n. 1981), que começou no âmbito de uma tese académica em 2005 e mais tarde ganhou vida própria. Oferece uma reflexão crítica sobre o modelo de organização política, social e económica inerente às sociedades urbanas contemporâneas. Efetuando uma dissecção clínica da realidade que joga com o sistema de dualidades intrínseco ao edifício ideológico ocidental, a expressão programática do projeto encontra-se conceptualmente reduzida a uma equação de simplicidade e opostos excludentes: mais/menos, positivo/negativo, preto/branco. Sob a insígnia ±MaisMenos±, o artista tem produzido trabalho instigante e inovador tanto dentro como fora de portas, numa variedade de suportes – do vídeo às instalações esculturais, da pintura à performance. A par das inúmeras intervenções ilegais

no domínio da arte pública realizadas em vários países, o projeto também tem sido exposto em mostras individuais e coletivas em múltiplos contextos. A sua obra encontra-se representada em várias coleções privadas.

Miguel Januário foi um dos artistas que participou em “Right Now”, uma exposição coletiva online com obras criadas por um destacado grupo de artistas durante este período de confinamento global promovida pela Galeria Underdogs.

Edição de vídeo de Susana Maciel
gerador-ouvi-19-perguntas-miguel-januario