Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Paços apresenta “Um realismo cosmopolita”, coleção da Fundação de Serralves

Inaugurada no dia 16 de dezembro, Um realismo cosmopolita: o grupo KWY na coleção de…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Inaugurada no dia 16 de dezembro, Um realismo cosmopolita: o grupo KWY na coleção de Serralves é a mais recente mostra que esta fundação leva à Galeria Municipal de Torres Vedras. A exposição prolonga-se até dia 21 de fevereiro de 2021.

Os caminhos entre a Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras e a Fundação de Serralves continuam a cruzar-se.

O trabalho do grupo KWYf surgiu a partir de uma exposição comissariada em 2015, por Catarina Rosendo, para o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Integra um programa de exposições e apresentação de obras da coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição.

A exposição representa o "interesse, simultaneamente entusiasta e crítico, pelas novas configurações do real, pelos objetos e acontecimentos quotidianos, pela sociedade de consumo e pela omnipresença da imagem no espaço público é um sinal de como a arte se pode colocar no centro dos acontecimentos socioculturais do seu tempo", lê-se no comunicado.

O grupo KWYf destaca-se pela sua singularidade. É constituído por Lourdes Castro, René Bertholo, António Costa Pinheiro, João Vieira, José Escada e Gonçalo Duarte, pelo búlgaro Christo e pelo alemão Jan Voss.
Nos anos 90, foi responsável pela abertura da arte portuguesa ao contexto internacional, dando impulso a um dos períodos mais estimulantes da cultura europeia no século XX.

Durante a inauguração foi feita uma visita guiada à exposição pela curadora Joana Valsassina e estiveram presentes Ana Pinho, presidente da Fundação Serralves; o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras Carlos Bernardes, e a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino.

A exposição recebe visitas diariamente, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia retirada do website Blogue Expressão

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

31 Março 2026

Recrutamento: procuramos jornalista para integrar a nossa redação

30 Março 2026

Criar por necessidade: jovens artistas entre liberdade, pressão e resistência

27 Março 2026

Graça Saraiva: “Houve uma menorização da política integrada dos recursos hídricos”

27 Março 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

26 Março 2026

Dar uma volta com Vicente Wallenstein

26 Março 2026

Dia 31 de março vem assistir à apresentação do documentário “Ecos de Lisboa”

25 Março 2026

Residências Insubmissas Gerador: dia 17 de abril pensamos o colonialismo em voz alta

24 Março 2026

Um mergulho na Manosfera

23 Março 2026

Natalia Sliwinska: “A perspetiva 3D pode desbloquear certas memórias”

20 Março 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0