Como forma de comemorar o Dia Internacional dos Museus e ir ao encontro das normas estabelecidas pelo Governo, que indicam a abertura dos museus para o dia 18 de maio, hoje, os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz vão abrir ao público com atividades e entrada livre. 

Durante o dia de hoje é possível visitar ambos os palácios de forma gratuita, bem como os jardins circundantes do Palácio Nacional de Sintra, que continuarão com entrada livre. Nesta visita já se pode aceder ao Jardim da Preta, uma vez que os trabalhos de conservação e restauro se encontram agora concluídos. 

Nos jardins de ambos os palácios haverá durante o dia de hoje atividades para família, inclusive momentos performáticos com animadores que convidam a uma viagem no tempo através de jogos e danças setecentistas. Também a cafeteira com esplanada do Palácio Nacional de Queluz estará aberta.

De acordo com a agência Lusa, este regresso será feito com novas regras e medidas de segurança sanitárias. É obrigatório o uso de máscara e será feita a admissão condicionada de visitantes, “para garantir uma lotação de, no máximo, dois terços da capacidade de cada monumento”. 

Além do uso de máscara e a admissão condicionada de visitantes, “a necessidade de observar a distância mínima de segurança estará sinalizada, os visitantes deverão higienizar regularmente as mãos e serão apenas admitidos pagamentos com cartões bancários ou Mbway, não se aceitando numerário”, pode ler-se na mesma notícia da Lusa. Existirá igualmente um “reforço da frequência da higienização e desinfecção sistemática dos espaços, com especial incidência nas áreas de maior fluxo de público”.

Texto de Carolina Franco e Lusa
Fotografia de Diego Delso disponível via Wikipédia

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.