A quarta edição do “Parallel Review Lisboa”, projeto europeu liderado pela Procur.arte, está de regresso à cidade capital, Lisboa, de 9 de setembro a 31 de outubro. A programação inclui um mural de 60 metros de fotografia contemporânea, no espaço exterior do Mercado de Alvalade, e conversas e oficinas, sobre a mesma temática, no Palácio Pimenta. O objetivo é contribuir para que se reconheça a importância da imagem como documento contemporâneo, mas também como forma de promoção do diálogo entre artistas, público e cidade.

Com a curadoria de Sandra Vieira Jürgens, a exposição, patente no Mercado de Alvalade, conta com mais de 40 obras de quase três dezenas de artistas, de mais de dezena e meia de nacionalidades, que vão desde o continente europeu e americano até ao Médio Oriente. Alguns exemplos dos trabalhos que podem ser vistos são: Caroline Kolman – Table with nut Shels, José Alves – Sem título, Inês Marinho com a artista iraniana Negar YaghmaianPostcard from Inês to Negar, da série All Seeds May Flower, 2020 e Nuno Barroso - Studies.

Nuno Barroso - Studies

Desta edição do Parallel Review Lisboa faz ainda parte, dia 11 de Setembro, conversas sobre fotografia e oficinas de fotografia. No que respeita às oficinas, a iniciativa é realizada em parceria com a associação “Tira-Olhos” que promove a incursão dos participantes nos processos alternativos da fotografia como a cianotipia, antotipia e luminogramas.

Podes encontrar aqui alguns dos trabalhos produzidos pelos artistas nas quatro edições Parallel.

Texto de Isabel Marques
Fotografias da cortesia da organização