fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

PARApeito: vem aí um festival para ser visto da janela

Durante o mês de junho, o Festival PARApeito leva pequenas apresentações artísticas às pessoas mais…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Durante o mês de junho, o Festival PARApeito leva pequenas apresentações artísticas às pessoas mais afetadas, em situação de isolamento físico e social neste contexto de pandemia. O festival é para ser visto à janela e conta com acrobacia, teatro, malabarismo, música, e muita arte.

Um parapeito é "uma parte superior de uma trincheira que protege os seus defensores mas que não os impede de atirar sobre ela; parede que se ergue na altura do peito", e, também, um festival. O Lugar Específico apresenta assim, até 25 de junho, a segunda edição do Festival PARApeito, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, destinado a levar pequenas apresentações artísticas às pessoas mais afetadas neste contexto de pandemia.
O festival, que pretende levar um mimo ao peito, bem como arte e cultura aos que estão mais sós e, em simultâneo, apoiar o trabalho de artistas de diferentes áreas, desde acrobacia a teatro, malabarismo e música, surgiu em 2020, em pleno confinamento, quando, fechados em casa, "nos sentíamos de peito apertado pela distância, pela ausência, pela incerteza, pelo receio". Em 2020, o festival foi apresentado em lares, hospitais e em outros contextos de fragilidade e isolamento, este ano as performances estendem-se à rua para serem vistas do alto de cada parapeito - da janela de cada um.

Nesta segunda edição os locais que receberão o festival serão, o Centro Social da Sé de Lisboa e Centro Social Polivalente de São Cristóvão e São Lourenço, Hospital Santa Maria, Hospital Pulido Valente, Casa Acreditar, Centro Hospitalar Psiquiátrico Júlio de Matos, Fundação António Luís Oliveira, Centro de Apoio à Comunidade do Instituto de Apoio à Criança, e cinco escolas de ensino básico do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves.

O Lugar Específico é um espaço dedicado à mediação cultural, cujos projetos propõem promover o desenvolvimento sociocultural da zona em que estão inseridos e da comunidade local, através de atividades, criações e encontros de ordem artística, educativa, cultural ou comunitária que promovam o encontro e a interação entre as pessoas e a arte contemporânea.

Texto por Patrícia Nogueira
Fotografia via Unsplash
O Gerador é parceiro do Festival PARApeito

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0