Os parques e monumentos de Sintra celebram a chegada do outono com novidades na sua programação, que se estende ao longo deste mês de setembro.

No dia 8, às 15h00, Fernanda Botelho, especialista em plantas, dá a conhecer “Ervas Silvestres e Flores Comestíveis nos Jardins de Monserrate”, num passeio pelo Parque de Monserrate. Para além das espécies botânicas exóticas que lhe dão fama, este espaço é fértil em plantas silvestres, fundamentais para a preservação da biodiversidade. Ao longo do percurso, será possível aprender mais sobre a utilização das ervas na nossa alimentação, mas também perceber a sua importância para os insetos polinizadores.

No fim de semana seguinte, a 14 de setembro, a Quintinha de Monserrate acolhe a primeira sessão de”Era uma vez na Quintinha”. Nesta nova atividade direcionada às famílias, os mais novos podem tomar contacto com as tarefas típicas de uma quinta.

No dia 21, o Palácio Nacional de Sintra recebe o espetáculo “Danças com História”. Recorrendo aos sons, às danças e aos trajes, a Associação Danças com História recria duas épocas que marcaram a vivência do Palácio. Na Sala dos Cisnes recuperam-se memórias e episódios do tempo de D. João I, enquanto na Sala dos Brasões se evoca o período áureo do reinado de D. Manuel I.

Por fim, no mesmo dia, os jardins do Palácio Nacional de Queluz, realiza-se a visita “Baco, O Deus do Vinho e da Natureza”, numa antecipação do equinócio de outono. “A estatuária diversificada que compõe este jardim fornece pistas para entender a relação íntima de Baco (ou Dionísio, na mitologia grega) com a natureza e revela os símbolos desta divindade associada à época das colheitas”, explica a Parques de Sintra em comunicado. A visita explora igualmente a história de outras entidades mitológicas.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Luís Duarte

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.