O cinema Passos Manuel, no Porto, recebe nos dias 5 e 6 de Outubro uma homenagem ao cineasta lituano-americano Jonas Mekas, que morreu no início deste ano. A homenagem está inserida no BEAST – International Film Festival, um festival que traz o cinema do leste europeu e que tem a sessão de abertura marcada para o dia 28 de Setembro, no Cinema Trindade, no Porto.

Nascido na Lituânia a 23 de Dezembro de 1922, Mekas emigrou para os Estados Unidos com o irmão em 1949, depois de fugir do seu país natal durante a Segunda Guerra Mundial. Com a ajuda do seu irmão Adolfas começou a documentar a sua vida através das lentes de uma câmera Bolex 16mm.

A programação do tributo conta, assim, com três documentários de momentos diferentes da carreira e vida de Mekas. Os filmes de tributo serão exibidos em três momentos apresentados cronologicamente, representando três pontos de uma viagem fílmica que vai do final da década de 1960 até 2012. O primeiro filme a ser exibido, às 17h do dia 5 de Outubro, é “Walden (Diaries, Notes and Sketches)”, o documentário autobiográfico com 177 minutos que Mekas lançou em 1968. Às 21h30 do mesmo dia, será exibido “Reminiscences of a Journey to Lithuania”, um documentário de 1972, com 82 minutos, que retrata a chegada de Jonas e Adolfas Mekas (irmão de Jonas Mekas) aos Estados Unidos, em 1949, como refugiados políticos, procurados pela polícia soviética.

No dia 6, a programação apresenta apenas o filme “Out-takes From the Life of a Happy Man”, a ser exibido às 21h30. O documentário de 2012, com a duração de 68 minutos, é composto por breves cenas diarísticas, desde 1960 até 2000, não usadas em obras anteriores. Podes ver o vídeo promocional do tributo a Jonas Mekas aqui.

Texto de Francisco Cambim
Fotografia de Sophie Bassouls

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.