A peça "O lugre", de Bernardo Santareno, sobre a vida dos pescadores portugueses no Mar do Norte, serviu de inspiração para o filme "Terra Nova", do realizador Artur Ribeiro, que se estreia a 19 de março, foi hoje anunciado.

De acordo com a distribuidora NOS, "Terra Nova" é produzido por Ana Costa, foi escrito e realizado por Artur Ribeiro e rodado ao longo de seis semanas, em 2018, em Portugal e no Mar do Norte, a bordo de um veleiro "numa longa travessia entre auroras boreais, fiordes".

O elenco integra Virgílio Castelo, João Reis, João Catarré, Vítor D’Andrade, Miguel Borges, João Craveiro, Pedro Lacerda e Vítor Norte.

Na sinopse, lê-se que a história acompanha "a viagem épica" do bacalhoeiro Terra Nova, com o capitão a "arriscar uma travessia nunca antes tentada até à Gronelândia à procura de mais peixe".

"Enquanto a tripulação enfrenta as tempestades e o frio do Atlântico Norte, o medo e conflito intensifica-se, numa luta aguerrida contra o mar e entre os homens", lê-se na nota de imprensa.

"Terra Nova" é uma coprodução luso-alemã entre a Cinemate e a Lightburst Pictures e estreia-se numa altura em que se assinala o centenário do nascimento do dramaturgo Bernardo Santareno.

Artur Ribeiro tem trabalhado em cinema e televisão, tendo assinado a correalização da série "Equador", o argumento da novela "Belmonte" e do filme "RPG", de Tino Navarro e David Rebordão.

Texto de Lusa
Fotografia de alexandros Giannakakis disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.