Durante um período de nove meses, a associação PédeXumbo vai disponibilizar gratuitamente vários instrumentos musicais pelo país a quem desejar, com ou sem experiência musical, aprender algum instrumento. A Bolsa de Instrumentos PédeXumbo é um programa cujo objetivo principal é fazer chegar a música a quem nunca teve oportunidade de a experienciar.

O programa pretende estimular o processo criativo e de aprendizagem musical, onde os envolvidos poderão levar para casa um dos muitos instrumentos musicais e descobrir a melhor forma de aprender com ele. Alguns desses instrumentos caracterizam-se por serem raros ou tradicionais, existindo, por isso, poucos exemplares no mercado.

No espólio de instrumentos, destacam-se acordeão de botões, concertina, bandolim, cavaquinho, rabeca brasileira, rabeca chuleira, viola amarantina, viola braguesa, viola campaniça, viola da terra, flauta de tamborileiro, gaita de fole galega e gaita de fole transmontana.

O período de candidatura inicia-se a 2 de setembro e termina a 30. No programa 2019/2020, o período de empréstimo decorrerá entre 15 de outubro 2019 e 15 de Julho 2020.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Joana Oliveira

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui