A associação PédeXumbo está a preparar uma nova atividade online nesta fase de isolamento social. A organização vai disponibilizar na internet alguns dos temas já editados na coleção “Para Conhecer e Fazer”, um conjunto de publicações em formato de brochuras artesanais. 

“Entre as Valsas Mandadas, os Mastros Tradicionais, os Adufes e Pandeiros, as Flaitas e os Aerofones de Palheta, vamos propor um conjunto de atividades para ver, aprender e fazer em casa, nas próximas semanas”, revela a organização em comunicado. As brochuras, que passam agora a estar disponíveis em formato digital, dizem respeito a “informação sobre técnicas e objetos específicos das tradições relacionadas com a dança e a música tradicionais”. 

Na próxima semana, chega mais um desafio para os internautas: as redes sociais da PédeXumbo vão dedicar duas semanas às Valsas Mandadas, de 27 de abril a 10 de maio. A ideia passa por aprender e fazer em casa. Estará disponível, ainda, um documentário de Tiago Pereira sobre as Valsas Mandadas e um trecho do espetáculo em circulação "Fica no Singelo" de Clara Andermatt.

Para o penúltimo dia, 9 de maio, está a ser preparada uma aula online de Valsas Mandadas com Ana Silvestre, na plataforma Zoom. O custo da participação é de 5€ e, para marcar presença, basta preencher o formulário ou enviar por email para vitoria.valverde@pedexumbo.com.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia via press release

pedexumbo-gerador