Durante os passados dias 30 de setembro a 4 de outubro, a organização PédeXumbo esteve na vila serrana do Paul, com as Adufeiras da Casa do Povo da cidade, Marta Guerreiro, na dança, Juan de La Fuente, na percussão, Tiago Candal, na concertina, e Teresa Campos, na voz. Daqui, surge o projeto “Armar o Baile".

O resultado deste encontro vai ser partilhado neste fim de semana, entre 5 e 6 de outubro, num evento aberto ao público em geral. Além de ter contacto com a região, é possível ainda participar em oficinas de dança, adufe e canto, passeios, almoço convívio, entre outras atividades.

Como se pode ler na apresentação do projeto, “Armar o Baile é a revitalização de um projeto anterior da PédeXumbo – Aqui Há Baile – criado com o objetivo de contribuir para a revitalização das danças tradicionais portuguesas. A ideia central é estabelecer contactos com velhos bailadores, convidando-os a ensinarem a sua arte a jovens bailadores”.

Hoje, dia 5, a programação conta com oficinas de pedrinhas, de adufe e cante, de danças com adufe e o famoso baile a fechar o dia. Amanhã, dia 6, realiza-se um passeio pedestre pela região e o almoço será partilhado. O preço é de 15€ para o público geral e 5€ para residentes de Paul.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Ardian Lumi via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.