O fadista português Pedro Moutinho, a pianista espanhola Paula Ríos e o espetáculo O Fiadeiro desenvolvido pela Escola Superior de Arte Dramática da Galiza (ESADg) – que mistura música tradicional, interpretação e dança – são as novas confirmações da 7.ª edição do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclasses que acontece de 14 a 21 de Julho na “eurocidade” Valença-Tui.

Nomes que se juntam aos já anunciados Omiri (Portugal) e La Ritirata (Espanha) numa edição que tem como tema “Music & Fashion”, duas expressões artísticas complementares através das quais é possível mostrar a simbiose perfeita da identidade histórica.

Os oito dias do festival serão ainda preenchidos com uma programação variada que irá ocupar 18 espaços emblemáticos de Valença e Tui, em Espanha. Tendo como fio condutor os instrumentos de teclados – como o piano, fortepiano, órgão, concertina, cravo, acordeão, sanfona, keytar e piano electrónico – o IKFEM convida à “descoberta do património cultural das duas margens do rio Minho, entre o sudoeste da Galiza e o Norte de Portugal, oferecendo um programa que reforça a sinergia entre a cultura portuguesa e espanhola”, realça a organização do festival em comunicado.

Além desta programação, o IKFEM estende, este ano, o seu campo de ação e passa a ter mais três dias de concerto, sob o título “Concertos no Rio Minho”, uma iniciativa do AECT-Rio Minho, que se realiza de 14 a 16, nas cidades de Vila Nova de Cerveira e em Tomiño.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Dominik Scythe via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.