O encenador, ator e dramaturgo Pedro Penim vai ser o próximo diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, substituindo Tiago Rodrigues, anunciou hoje o Ministério da Cultura.

Nascido em Lisboa em 1975, Pedro Penim é licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e com um mestrado em Gestão Cultural pelo ISCTE, fundou em 1995 o coletivo Teatro Praga, companhia emblemática da criação teatral portuguesa contemporânea. É também fundador do espaço cultural Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, projeto que acolhe criações de novos artistas.

O ministério tutelado por Graça Fonseca refere que "o trabalho de Pedro Penim – que se estende à programação, à tradução, ao ensino e à atividade conferencista – foi já apresentado em diversos festivais e temporadas por todo o território português bem como em diversos países da Europa, América do Sul, Ásia e Médio Oriente".

“Ao diretor artístico cessante, Tiago Rodrigues, o Governo agradece o trabalho desenvolvido no Teatro Nacional Dona Maria II ao longo dos últimos seis anos”, lê-se ainda na nota.

Em reação a esta nomeação, Pedro Penim afirma receber “com confiança, grande satisfação e honra esta nomeação da Senhora Ministra da Cultura para dirigir artisticamente o Teatro Nacional D. Maria II, um organismo dinâmico com uma missão consagrada na lei, que me cabe interpretar de forma a criar um projeto que seja ao mesmo tempo inovador e apoiado na memória histórica do teatro português e mundial”.

O mandato irá prolongar-se por três anos. A entrada em funções será anunciada "em breve", de acordo com informação do Teatro Nacional D.Maria II.

Texto de Sofia Craveiro com Lusa
Fotografia de Carlos Pinto

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.