A “Persona“, revista do Centro de Estudos Pessoanos, com ensaios de vários autores inteiramente dedicados ao poeta português, tem uma nova edição, 34 anos depois de ter acabado.

A Casa Fernando Pessoa e a editora Tinta-da-China foram responsáveis por este lançamento de uma edição fac-similada da revista, nascida no Porto em 1977, no extinto Centro de Estudo Pessoanos, pelas mãos de Arnaldo Saraiva, Maria da Glória Padrão e José Augusto Seabra.

Nos 12 números publicados até 1985, a publicação reuniu textos de autores tão variados como Eugénio de Andrade, Agustina Bessa-Luis, Jorge de Sena, Mário Cesariny, Eduardo Prado Coelho, Ana Hatherly, Eduardo Lourenço, Vasco Graça Moura, entre outros.

Este projeto ganhou forma em 2017, na sequência do Congresso Internacional Fernando Pessoa, acolhido pela Fundação Calouste Gulbenkian, e no qual participou o próprio fundador da revista e do Centro de Estudos Pessoanos, Arnaldo Saraiva.

Esta reedição inclui uma caixa arquivadora para guardar os 12 volumes da revista e ainda um caderno original, com textos de Arnaldo Saraiva e Jerónimo Pizarro.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia do Facebook da Casa Fernando Pessoa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.