E se um podcast marcasse o início de um espetáculo? "Cartas de Amor" é o podcast da peça "A Voz Humana", que irá estrear a 21 de Maio, em Loulé. O primeiro episódio do podcast já está disponível no Souncloud.

O Teatro do Elétrico apresenta a peça, "Voz Humana", uma criação de Patrícia Andrade e David Pereira Bastos, com base no texto de Jean Cocteau e em cartas de amor anónimas. Os criadores da peça de teatro decidiram começar o espetáculo no mundo online através do podcast ,"Cartas de Amor". Em cada episódio, do formato escolhido para porta de entrada, partilham-se canções, excertos das cartas de amor que integram o espetáculo, e um convidado especial responde a uma pergunta relacionada com o tema da peça: o amor.

Fotografia de Alípio Padilha

Patrícia Andrade e David Pereira Bastos decidiram desequilibrar o emblemático texto de Jean Cocteau, tornando o espetáculo de teatro quase como, "um concerto de rock", onde podemos assistir à história de uma mulher que fala, através do telefone, com o seu amor, que vai casar com outra mulher. Contudo, "a chamada cai algumas vezes e a conversa é interrompida nos momentos de maior vertigem", tornando aquilo que parece uma banalidade, num verdadeiro “mise en abîme”, ou narrativa em abismo, de uma mulher abandonada pelo seu companheiro. Segundo a descrição do espetáculo, poderemos assistir, a "uma atriz, um microfone num tripé e uma guitarra. Uma voz que fala, grita, chora, geme, sussurra e esvai-se. A voz canta simultaneamente o inconformismo e a resignação, a revolta, o desespero e a fragilidade, num grito abafado de uma pessoa que luta para não se afogar."

A estreia será em Loulé, ainda em espaço a definir, nos dias 21, 22 e 23 de maio, e já existem datas marcadas para o Funchal, que decorrerá no Balcão Cristal nos dias 27, 28 e 28 de maio. Em Sines, a Mostra de Artes de Rua (M.A.R), receberá "A Voz Humana", nos dias 24 e 25 de Setembro.

Texto por Patrícia Nogueira
Fotografia de Alípio Padilha

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.
cartas de amor