Pop’lar é o nome da exposição interativa que inaugura na galeria Senhora Presidenta, no Porto, às 16h00 do dia 16 de novembro (sábado). Esta instalação pretende democratizar o imaginário da música popular portuguesa, relacionando-o com o design de uma coleção privada de cassetes.

O projeto, da autoria de Joana Carneiro, foi um dos dez selecionados pelo Open Call For Projects da Porto Design Biennale sob o tema Post Millennium Tension. Destacado no âmbito do programa Satélite, Pop’lar integra a programação da bienal por ser considerado um projeto crítico sobre o tema com capacidade para repensar formatos tradicionais de apresentação pública.

Nesta exposição, com a instalação interativa a cargo da Mecha Studio, os visitantes são convidados a explorar ativamente todo o conteúdo musical através de uma mostra que destaca o design de várias capas. De Ágata a Zeca, os participantes podem explorar associações livres e inesperadas entre vários artistas da música popular portuguesa dos últimos 40 anos.

Atualmente sediada no Porto, Joana Carneiro é designer gráfica e investigadora do sul de Portugal. Desenvolve trabalhos sobretudo na área do design gráfico e acredita que a diversão faz parte do processo. 

A instalação pode ser visitada até 5 de dezembro, entre as 16h00 e as 20h00.

Texto de Mafalda Lalanda
Animação via @poplar.pt
O Gerador é parceiro da Porto Design Bienalle

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.