Nos dias 16 e 17 de novembro, decorre em Portimão e Faro, o IV Festival Internacional de Piano do Algarve com os espetáculos Moonlight Over Oceans & Nations, à responsabilidade da Orquestra Sinfónica de Zheijang, que tem a sua estreia nesta região do país.

No sábado, dia 16, o festival arranca com o concerto para mão esquerda de Ravel, pela Orquestra Sinfónica de Zhejiang (China), dirigida pelo maestro Hu Youngyan, tendo como solista o pianista Adriano Jordão.

No dia seguinte, em Faro, o programa apresenta de novo a Orquestra Sinfónica de Zhejiang, que irá executar a obra Suite das Descobertas, numa encomenda do Teatro das Figuras ao maestro e compositor Armando Mota, que dirige a orquestra, sendo solista o pianista Xi Zhai.

Esta obra teve a sua estreia no Teatro das Figuras, aquando das comemorações dos 550 anos da morte do infante D. Henrique. Na primeira parte, será executado o Concerto para Piano e Orquestra N.º 2, de Sergei Rachmaninov. O concerto terá início com a Abertura Festiva de Shostakovich.

Os bilhetes para estes concertos podem ser adquiridos nos locais habituais e custam entre 20€ a 25€ por pessoa.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Joshua Hoehne via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.