O Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas está de volta para a sua 7ª edição, cujo ciclo de primavera se realiza já este sábado, 17 de Abril.

Promovido pela Kale Companhia de Dança, em parceria com a Portingaloise Associação Cultural e Artística, e direção artística de Catarina Costa e Silva, o Festival contempla as componentes de criação original do Ensemble Portingaloise, investigação/encontro académico e formação em dança histórica.  Devido às condicionantes impostas pela situação sanitária atual, a edição da primavera acontecerá em formato digital e será gratuita, esperando-se que a edição de verão aconteça já em formato presencial.

Nesta edição da primavera, destaque para a reposição do Auto do Labirinto (2018) que este sábado, 17 de abril, pelas 16h00, estará disponível em streaming na página de Facebook do Armazém22. O Auto do Labirinto (ou Auto do Amor, uma cocriação entre o Ensemble Portingaloise e Il Dolcimelo), é um espetáculo de dança, música e teatro à volta de repertório do século XVI europeu, composto a partir de textos dramáticos quinhentistas que nos descrevem ambientes e relatam intrigas amorosas.

No âmbito académico, entre as 17h00 e as 19h00 vai realizar-se uma Mesa Redonda sobre a reposição do Auto do Labirinto. Participam Isabel Monteiro e Catarina Costa e Silva (responsáveis pela direção musical e cénica do espetáculo) e intérpretes, contando com a moderação da Professora Ana Isabel Buescu (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa), sob a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Será transmitida via streaming através da página de Facebook do Armazém22.

Na componente formativa, será realizada uma aula online, via plataforma Zoom, sobre o repertório coreográfico renascentista abordado no espetáculo. Esta aula acontece entre as 11h00 e as 13h00 e destina-se a públicos de diferentes faixas etárias e com diferentes níveis de aptidão e experiência em dança. Para a participação nesta aula síncrona, é necessária inscrição prévia.

Esta edição inclui ainda a residência artística de “Balle de las Danças”, que acontece no dia 18, como atividade não pública. A aguardada estreia do espetáculo homónimo acontecerá apenas em setembro 2021, no âmbito do ciclo de verão do festival Portingaloise, que se realiza no Armazém22, em Vila Nova de Gaia, entre 9 e 12 de setembro.

Conhece o programa na íntegra aqui.

Texto de Isabel Marques
Fotografia da cortesia da organização