“Pensar o novo milénio e o lugar do design num quadro de mudança” é a proposta da primeira edição da Porto Design Biennale, que se dá a conhecer com o tema Post Millennium Tension. Através de um programa de exposições, workshops, performances, instalações e conversas a decorrer entre 19 de setembro e 8 de dezembro, com um braço no Porto e outro em Matosinhos. 

Resultado de uma parceria entre as câmaras municipais das duas cidades que a compõem, a bienal é organizada pela esad—idea, Investigação em Design e Arte. Com curadoria de José Bartolo, pretende fazer um levantamento dos designers da geração millenial, com todas as características, tensões, motivações, dúvidas e certezas que partilham entre si. O design como porto onde abarcam a indústria, o ensino e a sociedade e onde todos se encontram para uma reflexão conjunta.

Das exposições que põem lado a lado a geração de designers millenial a uma viagem ao passado, revistando cartazes de protesto em manifestações do arquivo Ephemera — uma viagem entre o presente e o passado para melhor se compreender a linguagem atual do design

A este diálogo constante em grupo junta-se Itália, o país convidado desta bienal. Através do design ligam-se territórios e analisam-se pontos em comum, numa geração cada vez mais ligada também. 

Ainda que com uma programação extensa e que viaja no tempo até 8 de dezembro, a Porto Design Biennalle abre portas numa semana inaugural que decorre entre 19 e 28 de setembro. No primeiro dia inauguram-se as exposições Frontiere – Expressões do Design Contemporâneo, na Casa do Design de Matosinhos às 15h00, e  Millenials – Design do Novo Milénio, às 18h00 na Galeria Municipal do Porto.

A semana inaugural termina com duas exposições, uma em italiano e outra em português — Abitare Italia – Ícones do Design Italiano, no Palácio das Artes – Fundação da Juventude, e Fiction Practice – Young Curators Lab, no Museu da Quinta de Santiago.

Descobre a programação completa da bienal, aqui

*millenials — geração nascida entre os anos 80 e 90 do século XX

Texto de Carolina Franco
A Porto Design Bienalle e o Gerador são parceiros

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.