fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Porto/Post/Doc 2020 fecha programação

Está fechada a programação para a edição 2020 do festival de cinema Porto/Post/Doc. No total…

Texto de Isabel Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Está fechada a programação para a edição 2020 do festival de cinema Porto/Post/Doc. No total serão mais de 60 filmes aqueles que, entre 20 e 29 de novembro, percorrerão as salas do Porto e a plataforma VoD que o evento lançará, em exclusivo, para esse período. Com obras oriundas dos vários cantos do mundo, o festival propõe um calendário adaptado às necessidades de hoje com estreias nacionais, conversas, entrevistas a realizadores, sessões para famílias e uma academia destinada a pensar novas forma de produção de conteúdos realizada em parceria com o Canal 180.

Portugal, França, África do Sul, Laos, Espanha, Israel, Brasil, México, Argentina e Iraque são algumas das paragens propostas pela seleção da Competição Internacional. Um programa composto por nove obras de produção que pretendem traçar olhares sobre as questões sociais e políticas um pouco por todo o mundo. Histórias reais que passam pelo Bairro do Aleixo, a sua demolição e a forma como a sua comunidade resiste (A Nossa Terra, O Nosso Altar, de André Guiomar), pelas fronteiras entre o Brasil e o Uruguai na viagem de duas personagens de espetros políticos opostos em busca de José Mujica (Partida, de Caco Ciocler) ou pelas comunidades agrícolas e remotas das montanhas argentinas, terra em colisão entre o humano e o divino, o térreo e o místico (Piedra Sola, de Alejandro Telémaco Tarraf). Histórias em migração que trazem novas pistas sobre as relações emergentes entre a África e a China (Days of Cannibalism, de Teboho Edkins), a forma como as crianças de uma vila nas montanhas perto de Mosul revivem um século da história do Iraque para compreender o seu presente (Sandlines, The Story Of History, de Francis Alÿs), e as vinhetas sobre a vida quotidiana palestiniana sob ocupação israelita (Of Land and Bread, Ehab Tarabieh). Histórias compostas de afectos como as de Xana, France, Hugo e Nadine em volta do lago Nam Ngumat (Goodbye Mister Wong, de Kiyé Simon Luang), da rendição ao amor como proposto no texto Bucólicas de Virgílio (Amor Omnia, de Yohei Yamakado) ou do que se revela num diário íntimo de uma mulher com passado próspero (My Mexican Bretzel, Nuria Giménez).

Fotografia da cortesia da organização

Dando continuidade ao trabalho iniciado em anteriores edições, o PPD volta a propor um olhar sobre o cinema espanhol recente com quatro obras recentes: Land Underwater, de Maddi Barber, Lúa vermella, de Lois Patiño, Work Or To Whom Does The World Belong, de Elisa Cepedal e Bendito Machine Saga, de Jossie Malis. Com curadoria do realizador Eloy Domínguez Serén, um programa sobre cinema sueco, composto por: The Great Adventure, de Arne Sucksdorff, They Call Us Misfits, de Stefan Jarl e Jan Lindkvist, e A Swedish Love Story, de Roy Andersson. Novidade ainda, a parceria com o festival espanhol In-Edit, que aqui apresenta três documentários de música: Niños Somos Todos, de Sergi Cameron, Autoluminescent: Rowland S. Howard, de Lynn-Maree Milburn e Richard Lowenstein, e Liberation Day, de Morten Traavik e Ugis Olte. No Planetário do Porto passarão, ainda, três filmes panorâmicos que convidam o espetador a mergulhar numa viagem de sensações. Para as famílias, duas sessões matutinas de fim-de-semana com um programa adaptado a crianças maiores de 4 anos.

Fotografia da cortesia da organização

Novidade este ano é também a 180 Media Academy, um programa de formação complementar para estudantes e jovens profissionais do setor media e audiovisual que procura explorar os novos paradigmas da produção contemporânea. Reunindo um conjunto de oradores esta apresentará um programa que pensará em novas formas de contar histórias através de outras plataformas e meios de distribuição. O programa tem uma componente presencial, a ter lugar sábado, dia 21 de novembro, completando-se, posteriormente online, entre os dias 24 e 27 de novembro de 2020 com uma série de masterclasses, conferências, projeções e desenvolvimento de projetos. O 180 Media Academy resulta de uma colaboração entre a plataforma media Canal180 e o festival de cinema Porto Post Doc e o programa completo pode ser consultado aqui.

As novas confirmações juntam-se aos já anunciados programas A Cidade do Depois, Transmission, Competição Cinema Novo, Competição Cinema Falado e Highlights. O Porto/Post/Doc regressa entre os dias 20 e 29 de novembro em duplo formato: sessões em sala no Rivoli, Passos Manuel e Planetário do Porto, e uma programação paralela em VoD na plataforma Shift72. A programação total do evento será revelada nas próximas semanas. Mais informações podem ser consultadas aqui.

Fotografia da cortesia da organização

O Porto/Post/Doc é realizado em parceria com a Câmara Municipal do Porto, contando com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto do Cinema e Audiovisual e o mecenato da Fundação “la Caixa”/BPI.

Texto de Isabel Marques
Fotografia da cortesia da organização
O Gerador é parceiro da Porto/Post/Doc.

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal,
clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

28 Outubro 2024

Organizações propõem medidas para atingir a plena integração dos jovens nas políticas públicas

23 Outubro 2024

Síncopes: histórias de mulheres negras no século XX em cinco episódios

22 Outubro 2024

“Urgência Climática”, ou um olhar humanizado sobre o ativismo. Estreia hoje no São Luiz

7 Outubro 2024

MediaCon reuniu hoje com o Governo 

2 Outubro 2024

“A Nossa Última Manhã Aqui”, ou o confronto emocional de Manuel Tur

1 Outubro 2024

MANIFEST: reimaginar memórias do passado para construir o futuro

30 Setembro 2024

Cineasta denuncia exclusão de imigrantes no apoio à produção cinematográfica em Portugal

25 Setembro 2024

“A Festa da Vida” sobe ao palco este domingo para combater o estigma contra a doença mental

18 Setembro 2024

Quase 1300 pessoas e uma centena de coletivos pedem ação política contra escalada do ódio

11 Setembro 2024

Todos São Palco arranca a 12 de setembro com espetáculos que questionam “identidades fixas”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e manutenção de Associações Culturais (online)

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura II – Redação de candidaturas [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 Julho 2024

A nuvem cinzenta dos crimes de ódio

Apesar do aumento das denúncias de crimes motivados por ódio, o número de acusações mantém-se baixo. A maioria dos casos são arquivados, mas a avaliação do contexto torna-se difícil face à dispersão de informação. A realidade dos crimes está envolta numa nuvem cinzenta. Nesta série escrutinamos o que está em causa no enquadramento jurídico dos crimes de ódio e quais os contextos que ajudam a explicar o aumento das queixas.

5 JUNHO 2024

Parlamento Europeu: extrema-direita cresce e os moderados estão a deixar-se contagiar

A extrema-direita está a crescer na Europa, e a sua influência já se faz sentir nas instituições democráticas. As previsões são unânimes: a representação destes partidos no Parlamento Europeu deve aumentar após as eleições de junho. Apesar de este não ser o órgão com maior peso na execução das políticas comunitárias, a alteração de forças poderá ter implicações na agenda, nomeadamente pela influência que a extrema-direita já exerce sobre a direita moderada.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0