Já são conhecidos os resultados do Concurso Gastronómico “Lisboa à Prova” de 2019, projeto da consultora de comunicação ÚNICA, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa e AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Os 138 melhores restaurantes de 2019 foram revelados numa cerimónia online, que decorreu na página de Facebook e de Instagram do concurso, no passado dia 17 de Junho, o culminar de um processo de meses de avaliação aos restaurantes inscritos, durante os quais foram realizadas cerca de 600 visitas.

A entrega dos troféus estava inicialmente agendada para o início de Março, mas, devido à pandemia covid-19, foi adiada para o presente mês. Depois do discurso do Presidente da Câmara de Lisboa e do Vice-Presidente da AHRESP, seguiu-se a revelação dos premiados com ‘1 Garfo’ (73 restaurantes), ‘1 Garfo Superior’ (26), ‘2 Garfos’ (27), ‘2 Garfos Superior’ (7) e ‘3 Garfos’ (5).

“Com o aumento exponencial, quer em quantidade, quer em qualidade, da restauração de Lisboa e consequentemente dos participantes do Lisboa à Prova, o Concurso Gastronómico decidiu introduzir estes novos patamares intermédios que para além de valorizarem subtilezas no desempenho de cada restaurante, dá-lhes também uma indicação mais clara das melhorias conseguidas e a concretizar, para os aproximar do estádio seguinte”, lê-se no comunicado de imprensa.

Cozinha Tradicional Portuguesa, Cozinha do Mundo ou Cozinha Contemporânea são as categorias em que cada restaurante se inscreve. Os critérios de avaliação passam pela “cozinha, o serviço, o ambiente e a relação qualidade/preço.”

“O ano de 2020, com os seus novos contornos e desafios, terá uma edição ajustada aos mesmos: o Concurso, para além do habitual relatório anual, irá disponibilizar aos restaurantes informação mais imediata após cada visita, focando o acolhimento à luz das novas medidas implementadas e poderá ainda ter em conta a modalidade de take-away“, continua o comunicado.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Logótipo disponível na página de Facebook de Lisboa à Prova