fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Prémio Arte Jovem 2019: candidaturas abertas para recentes licenciados em artes visuais

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) organiza mais uma vez o concurso-prémio Arte Jovem,…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) organiza mais uma vez o concurso-prémio Arte Jovem, com o apoio da Fundação Millennium BCP e do Centro Português de Serigrafia. As candidaturas destinam-se a alunos dos cursos de artes visuais finalistas em 2019 ou que tenham terminado o curso em 2018 ou 2017. 

A participação é válida com obras realizadas em vários media, como a pintura, a escultura, o desenho, o vídeo, a gravura, a instalação ou outros de expressão contemporânea. Os participantes devem entregar um portfólio com, no máximo, 20 imagens num ficheiro PDF, bem como o Curriculum Vitae atualizado e uma descrição do seu trabalho, em geral. 

As obras a concurso serão avaliadas por um júri constituído por Daniel Silvo, Cristiana Tejo e Gwen Farrelly, que farão uma seleção inicial de um conjunto de obras a integrar uma exposição a ter lugar no Centro Português de Serigrafia em junho de 2019. Originalidade, criatividade, exequibilidade, e relevância temática na contemporaneidade são os critérios de avaliação. Dentro dessa seleção será premiado um artista, pela relevância e qualidade do seu trabalho, recebendo uma viagem com estadia a uma cidade europeia com importância na arte contemporânea. As obras em exposição serão comercializadas com um acordo de 15% a favor do CDAP e o restante para o artista. 

O Prémio Arte Jovem tem como objetivos dar a conhecer as propostas de jovens artistas, criar a oportunidade de realizar a primeira mostra de trabalho com acompanhamento curatorial, venda de peças e um catálogo, propor uma dinâmica mais competitiva entre as escolas e cativar o mercado da arte “criando novas possibilidades de aquisição por colecionadores”, e formular novos meios de divulgação e financiamento das atividades do CDAP. Os vencedores em 2017 e 2018 foram Fernão Cruz e José Taborda, respetivamente, ambos antigos estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

As candidaturas podem ser submetidas através do e-mail info@carpe.pt até às 23h59 do dia 1 de maio de 2019. Os vencedores serão anunciados na última semana do mês de maio no site e na página do Facebook do CDAP. 

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Ari He via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

28 Novembro 2024

Reportagem do Gerador motiva alteração ao OE

27 Novembro 2024

“O trabalho está feito, e muito bem feito.” VALSA e CORAL coletivo vão fechar portas

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0