O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) organiza mais uma vez o concurso-prémio Arte Jovem, com o apoio da Fundação Millennium BCP e do Centro Português de Serigrafia. As candidaturas destinam-se a alunos dos cursos de artes visuais finalistas em 2019 ou que tenham terminado o curso em 2018 ou 2017. 

A participação é válida com obras realizadas em vários media, como a pintura, a escultura, o desenho, o vídeo, a gravura, a instalação ou outros de expressão contemporânea. Os participantes devem entregar um portfólio com, no máximo, 20 imagens num ficheiro PDF, bem como o Curriculum Vitae atualizado e uma descrição do seu trabalho, em geral. 

As obras a concurso serão avaliadas por um júri constituído por Daniel Silvo, Cristiana Tejo e Gwen Farrelly, que farão uma seleção inicial de um conjunto de obras a integrar uma exposição a ter lugar no Centro Português de Serigrafia em junho de 2019. Originalidade, criatividade, exequibilidade, e relevância temática na contemporaneidade são os critérios de avaliação. Dentro dessa seleção será premiado um artista, pela relevância e qualidade do seu trabalho, recebendo uma viagem com estadia a uma cidade europeia com importância na arte contemporânea. As obras em exposição serão comercializadas com um acordo de 15% a favor do CDAP e o restante para o artista. 

O Prémio Arte Jovem tem como objetivos dar a conhecer as propostas de jovens artistas, criar a oportunidade de realizar a primeira mostra de trabalho com acompanhamento curatorial, venda de peças e um catálogo, propor uma dinâmica mais competitiva entre as escolas e cativar o mercado da arte “criando novas possibilidades de aquisição por colecionadores”, e formular novos meios de divulgação e financiamento das atividades do CDAP. Os vencedores em 2017 e 2018 foram Fernão Cruz e José Taborda, respetivamente, ambos antigos estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

As candidaturas podem ser submetidas através do e-mail info@carpe.pt até às 23h59 do dia 1 de maio de 2019. Os vencedores serão anunciados na última semana do mês de maio no site e na página do Facebook do CDAP. 

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Ari He via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.