Há um novo galardão destinado a “reconhecer e premiar pessoas singulares, coletivas ou projetos que se tenham destacado nas áreas da Arte e Ciência, bem como na de Cidadania e Solidariedade”. O Prémio Fundações, no valor de 50 mil euros, foi lançado pelo Centro Português de Fundações com o objetivo de valorizar e divulgar os referidos projetos na sociedade.
Na categoria de Arte e Ciência a distinção é dirigida a projetos que se tenham destacado pela promoção de atividades artísticas, culturais e científicas em Portugal. “Os candidatos deverão demonstrar uma integração significativa entre arte e ciência, apresentando uma abordagem interdisciplinar que combine elementos artísticos e científicos de forma inovadora e impactante”, lê-se no regulamento.
Já a vertente de Cidadania e Solidariedade visa “premiar pessoas singulares, coletivas ou projetos que se tenham destacado pela sua atuação cívica, promoção do bem-estar social, solidariedade e apoio à comunidade, demonstrando um compromisso notável com o desenvolvimento da sociedade e de causas cívicas e sociais em Portugal”.
“Os candidatos são encorajados a apresentar iniciativas que busquem melhorar a qualidade de vida, promover a justiça social e fortalecer os laços comunitários, evidenciando uma compreensão profunda das necessidades da sociedade através de soluções inovadoras e capazes para enfrentar desafios sociais, económicos e ambientais”, segundo a mesma fonte.
O prémio pecuniário de 50 mil euros será repartido pelos vencedores das referidas categorias. As candidaturas estão abertas desde 15 de maio e decorrem até 15 de julho, podendo ser formalizadas através do e-mail cpf@cpf.org.pt.
Mais informações disponíveis aqui.