Refletir sobre o “futuro de Portugal num mundo em mudança”. Este é o mote dos Prémios Jovens Criadores – Megatendências 2050, um concurso promovido pelo Centro de Competências de Planeamento de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PLANAPP) e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Com candidaturas abertas até 15 de dezembro, a iniciativa destina-se a jovens escritores e ilustradores, entre os 18 e os 30 anos, que podem concorrer a prémios até 3.000 euros.
Segundo a informação disponível na página oficial, o concurso “visa incentivar a participação de jovens criadores portugueses ou residentes em Portugal, oferecendo duas modalidades de prémio: Prémio de Conto e Prémio de Ilustração”.
O ponto de partida para as obras é o relatório preliminar “Megatendências 2050 – Um Mundo em Mudança: Impactos em Portugal”, que aborda grandes tendências globais como as alterações climáticas, a digitalização ou a evolução demográfica.
Na modalidade de Conto, os participantes devem submeter textos inéditos em português, abordando as temáticas discutidas no relatório. Já no Prémio de Ilustração, as obras podem inspirar-se na temática geral do relatório ou numa das nove megatendências destacadas, como o agravamento das alterações climáticas, a aceleração do desenvolvimento tecnológico ou os novos desafios à democracia.
“As candidaturas estão abertas até 15 de dezembro de 2024, com prémios monetários atribuídos aos três primeiros lugares de cada categoria: 3.000 euros para o primeiro lugar, 2.000 euros para o segundo, e 1.000 euros para o terceiro”, diz a mesma fonte.
Para além do prémio monetário, os premiados poderão ver as suas obras publicadas no relatório “Megatendências 2050 – O Mundo em Mudança: Impactos em Portugal”, que será lançado no primeiro trimestre de 2025. Também fica aberta a possibilidade de integrar a exposição no Encontro de Prospetiva da Administração Pública, agendado para o próximo ano.
A avaliação das obras será realizada por um júri composto por figuras de renome, como o professor Carlos Fiolhais, no júri do Prémio de Conto, e o artista plástico e professor Manuel San Payo, no júri do Prémio de Ilustração, juntamente com representantes das entidades organizadoras.
Os Prémios Jovens Criadores – Megatendências 2050 inserem-se no âmbito do “Estudo das megatendências em Portugal”, projeto colaborativo entre o PlanPP e a REPLAN, que, entre outros objetivos, visa “identificar e monitorizar de forma regular um conjunto de megatendências relevantes para o futuro de Portugal, analisando os potenciais impactos a nível nacional”.
Mais informação e regulamentos na página oficial da PLANAPP.