O Novo Banco, juntamente com a Fundação de Serralves, no Porto, voltou a abrir as candidaturas para mais uma edição do Prémio Novo Banco Revelação, iniciativa que começou em 2005 e que distingue jovens criadores no campo da fotografia contemporânea.

As candidaturas para a edição de 2019 do concurso encontram-se abertas até 30 de junho. Um júri internacional, de composição diferente em todas as edições, selecionará até quatro projetos finalistas que serão divulgados a 15 de julho. Todos os artistas selecionados receberão uma bolsa de produção no valor de 4.500 euros para a concretização dos projetos.

O tema do concurso é livre e admite qualquer pessoa com menos de 30 anos, desde que seja de nacionalidade portuguesa ou que seja estrangeiro a residir em Portugal.

Os projetos selecionados, assim como o grande vencedor – escolhido pelo júri – serão posteriormente expostos no Museu de Serralves, numa mostra que inaugurará durante o ultimo trimestre de 2019. Além disso, será também publicado um catálogo com o trabalho do artista vencedor.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Tom Pumford via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.