A 1ª Edição da Bienal Internacional de Poesia de Oeiras vai contar com mais de 100 convidados, oriundos de três continentes. O evento terá lugar no Templo da Poesia- Parque dos Poetas e decorrerá entre os dias 16 e 21 de novembro. O objetivo é explorar a dinâmica entre o "Poder e Democracia".

Com uma programação multidisciplinar e multicultural, organizado pela The Book Company, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, a bienal da poesia assume diversas formas, que vão desde conversas-concerto a oficinas, passando por palestras e teatro.

O evento insere-se na candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027 e conta com a participação de personalidades como Mário Vargas Llosa, Nuno Júdice, Frederico Lourenço, Simone de Oliveira, Samuel Úria, Miguel Araújo, António Zambujo, Sérgio Godinho ou Capicua, entre outros. 

O primeiro dia conta com "O que é uma Capital da Poesia", que terá como participantes o poeta e ensaísta brasileiro António Carlos Secchin (por videoconferência), Filipe Leal, João Bonifácio Serra e Jorge Barreto Xavier, seguida de uma conversa-concerto com Nando Reis. 

Podes consultar a programação na íntegra aqui.

A entrada para o evento é gratuita, mediante inscrição a partir do dia 8 de novembro.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels