fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Principais Razões Para a Inevitável Queda da Lua” de Patrícia Portela no Teatro São Luíz

Dia 19 de janeiro, às 19h00, o Teatro São Luíz, recebe na Sala Bernardo Sassetti,…

Texto de Filipa Bossuet

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Dia 19 de janeiro, às 19h00, o Teatro São Luíz, recebe na Sala Bernardo Sassetti, “Principais Razões Para a Inevitável Queda da Lua”, com o texto de Patrícia Portela, para mais uma, sessão de leituras encenadas.

Patrícia Portela é caracterizada no comunicado do evento, por uma escrita de imaginação “totalmente alucinante”, que “obriga ao pensamento”, pela quantidade de perguntas, e pela velocidade da sua mente que espanta, mas “deixa-nos estar” porque nem sempre sabe as repostas. Provocando riso e identificação de quem lê ou ouve.

A sessão encerra o segundo ciclo de cinco leituras encenadas, idealizado pela atriz e encenadora, Sara Carinhas, e denominado “Um Quarto Que Seja Delas”, em que as mulheres assumem todos os palcos da obra, como autoras, atrizes, equipa artística e interpretação. O ciclo teve início a 22 de setembro de 2020, com a leitura do texto "A Fox and a Woman Go Into a Bar", de Sónia Baptista, feita por Sara Carinhas, seguindo em outubro, com o texto de Ana Luísa Amaral intitulado "A Minha Filha Partiu uma Tigela", interpretado pelas atrizes Alexandra Lencastre, Ana Nave, Rita Loureiro e Sofia de Portugal. "Não, Não Iria Haver Luar”, de Lídia Jorge, a 3 de novembro, por Cirila Bossuet, Joana Pereira da Silva, Isabel Zuaa e Madalena Palmeirim, e “Numa Jarra Vermelha / Uma Rosa Vermelha", de Ana Hatherly. no dia 10, de Ana Hatherly, lido por Ana Cloe, Filipa Mata e Joana Santos.

Em 2016, Sara Carinhas organizou, uma vez por mês, o Ciclo de Leituras Encenadas no antigo Jardim de Inverno, com obras de Herberto Hélder, José Tolentino Mendonça, Luísa Costa Gomes, Maria Velho da Costa e Matilde Campilho.

“Continuamos a demanda da partilha da literatura e do teatro dos pequenos gestos que as palavras pedem”, diz Sara Carinhas, na sinopse do evento.

Texto por Filipa Bossuet

Fotografia disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0