Em período de pandemia, duas amigas decidiram criar o projeto (ins)Pira que, através da ilustração, pretende aumentar a consciência da sociedade para o tema da saúde mental. Numa conta de Instagram, Mariana Barbosa Pereira e Laura Pina recorreram à arte para dar lugar a uma partilha de desabafos e emoções sobre a temática, lançando um desafio à comunidade artística.

“O (ins)Pira é um projeto português dedicado ao diálogo informal sobre a ansiedade”, explicam em comunicado, acrescentando que o mesmo começou quando as duas falaram de como a ansiedade tinha impacto nas suas vida. O processo de partilha tornou-se “terapêutico” e é daí que surge a ideia de estender este mesmo diálogo a outras pessoas.

Além da conta de Instagram e tendo a ilustração como uma das bases do projeto, associaram-se à Ó!Galeria, uma galeria portuguesa com lojas no Porto e em Lisboa, para celebrar a Mental Health Awareness Week. Uma iniciativa proposta pela Mental Health Foundation que começou no passado dia 18 de maio e prolonga-se até este domingo, dia 24.

Neste contexto foi criado então um concurso com o mote “O que é a ansiedade para ti?”. O desafio foi lançado aos artistas portugueses, com “o objetivo de, não só dar voz ao talento nacional, mas também despertar a sociedade portuguesa para a saúde mental e para que, dela se fale”, sintetizam.

Cada artista interessado pode participar enviando até três trabalhos e ter a oportunidade de ver as suas ilustrações partilhadas na página de Instagram do projeto. Terminadas as candidaturas, as ilustrações serão avaliadas por Mariana e Laura mas também pela curadora da Ó!Galeria, Ema Ribeiro.  

Posteriormente, no dia 3 de junho, serão anunciados três vencedores, sendo que os seus trabalhos serão partilhados no Instagram da Ó!Galeria. “A nossa ideia inicial era premiar os vencedores com uma exposição física, mas devido à pandemia mundial que enfrentamos, teremos de dar preferência a uma exposição digital”, realçam, sublinhado que no futuro existe o objetivo de se poder materializar esta ideia, impossibilitada pela atual conjuntura.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Ilustração do Projeto (ins)Pira
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.