Numa altura em que a maioria da população nacional está confinada em casa, Francisca van Zeller, PR Manager da Aveleda, decidiu, em conjunto com outros colaboradores da produtora onde trabalha, criar um ciclo de workshops online gratuitos.

Desta forma, três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, a empresa sediada em Penafiel e que detém marcas como Casal Garcia (verdes) ou Quinta Vale D. Maria (Douro) quer promover a partilha de conhecimento e "descomplicar a linguagem do vinho", recorrendo a uma abordagem simples e prática.

“O espírito do vinho é a partilha, a emoção e a experiência. Na Aveleda, cultivamos este espírito nos vinhos que produzimos e na forma como comunicamos. Estes workshops são uma forma de partilha de conhecimento de vinho para quem está em casa. O vinho é um produto muito diversificado, com muitos estilos, regiões e castas diferentes, que permitem que quanto mais se prova, mais conhecimento se adquire, mas também, mais se viaja. Queremos com estes workshops permitir uma viagem para todos que nesta altura, não o podem fazer”, refere Francisca van Zeller, citada em comunicado.

O primeiro workshop online decorreu no passado dia 16 de março e baseou-se nos passos mais básicos de uma prova. O próxima workshop decorre esta quarta-feira, dia 1 de abril, dedicado à harmonização com vinhos de pratos doces e salgados.

O “Provas em Casa” tem vindo a contar ainda com vários convidados especialistas em vinhos. Podes seguir este projeto aqui.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Maksym Kaharlytskyi disponível via Unsplash
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.