Vem aí mais um semana de momentos culturais em direto no nosso site. Preparado? Vamos descobrir as preferências musicais de Celina da Piedade, debater o teatro em tempos de isolamento, descobrir o dueto improvável entre uma ilustradora e uma contadora de histórias, aprender a cozinhar em casa com a Supper Stars e muito mais. Descobre aqui todas as iniciativas que vais poder ver durante a próxima semana:

Segunda-feira, dia 13 de abril às 18h30 | Mescla ao Vivo com Celina da Piedade

Começamos a semana com recomendações de música para o resto dos dias. Celina da Piedade vai-nos falar, em direto, acerca das suas 10 músicas portuguesas preferidas.

A música, compositora e investigadora em etnomusicologia, para além do seu trabalho a solo, tem colaborado com centenas de artistas e faz atualmente parte do colectivo Tais Quais. É presidente honorária da Associação Pédexumbo, com a qual colabora desde 1998 e investigadora no INET-md (Instituto de Etnomusicologia).

Terça-feira, dia 14 de abril às 18h30 | Sugestões Residentes com Andreia Monteiro

Uma vez por semana uma pessoa da cultura ou mesmo um colaborador do Gerador vai recomendar coisas para fazer em casa. Desta vez vamos descobrir as preferências de Andreia Monteiro, diretora editorial do Gerador.

Quarta-feira, dia 15 de abril às 18h30 | Conversas Centrais: “Teatro, performance sem público à vista” com Auéééu Teatro, Gonçalo Amorim e Madalena Victorino

As nossas conversas habituais da Central Gerador fogem temporariamente de lá para o nosso site. Mantendo a pertinência, continuamos a abordar semanalmente os temas centrais da cultura e sociedade mas agora online e no conforto de casa.

Nesta conversa em direto falamos com a companhia Auéééu Teatro, o ator e encenador Gonçalo Amorim e a bailarina Madalena Victorino acerca do teatro, a criação e o público em tempos de confinamento.

Quinta-feira, dia 16 de abril às 18h30 | Leituras Fora de Cena com Cristóvão Campos

Todas as quintas convidamos atores portugueses a ler autores nacionais e, no fim, a responderem às questões do público, explicando o processo de criação da leitura encenada. No dia 16 de abril é a vez do ator Cristóvão Campos, que começou de forma acidental pelo cinema com a curta-metragem 1975 de Manuel João Águas, mas até hoje já trabalhou em televisão e no teatro.

Sexta-feira, dia 17 de abril às 18h30 | Duetos em Direto com Ana Gil e Eva Barros

Todas as sextas desafiamos artistas portugueses, de áreas culturais diferentes, a conceberem um ato em conjunto. A ilustradora Ana Gil e a atriz Eva Barros juntam-se assim para criar um dueto em que o desenho surge aliado a um conto. Curioso? No fim, as artistas explicam o processo de criação desta performance e respondem a questões do público em direto.

Sábado, dia 18 de abril às 15h00 | Workshops em casa: cozinha com a Supper Stars 

Supper Stars juntou-se ao Gerador para levar as melhores experiências gastronómicas a casa com um workshop quinzenal de fazer crescer água na boca. No dia 18 de abril vais aprender a confecionar um Bolo de Mel tradicional Alentejano com a Chef Susana Cigarro, uma verdadeira alentejana de coração.

Domingo, dia 5 de abril às 12h00 | Palavras Cruzadas

Aos domingos é dia de relaxar. Todas as semanas temos um jogo que aborda a cultura portuguesa e os seus protagonistas, no domingo desafiamos-te com as nossas palavras cruzadas da cultura portuguesa.

Sabe tudo sobre as ideias do Gerador para levar cultura e educação a casa aqui.