Está a chegar uma nova semana recheada de cultura em direto no nosso site. Vamos falar acerca do encontro entre a criatividade e tecnologia, desfrutar de uma leitura encenada pelos auéééu teatro, conjugar a música e a poesia num dueto entre Fuse e José Anjos, aprender a estampar tecido e muito mais. Descobre já aqui todas as iniciativas que vais poder ver durante a próxima semana:

Segunda-feira, dia 20 de abril às 18h30 | Mescla ao Vivo com Madalena Palmeirim

Todas as segundas-feiras convidamos um músico português a falar em direto, no nosso site, sobre as suas 10 músicas portuguesas preferidas, esta edição conta com a artista Madalena Palmeirim, uma cantautora e multi-instrumentista portuguesa que toca cavaquinho, ukelele, auto-harpa e piano.

Em 2019 edita o seu primeiro disco solo intitulado “Right as rain”, com temas em português, crioulo cabo verdiano e inglês e que navega por territórios musicais variados que vão desde o rock, ao folk, samba ou morna.

Terça-feira, dia 21 de abril às 18h30 | Sugestões Residentes com Raquel Botelho Rodrigues

Uma vez por semana, uma pessoa da cultura ou mesmo um colaborador do Gerador vai recomendar coisas para fazer em casa. Desta vez vamos descobrir as preferências da Raquel Botelho Rodrigues, jornalista da equipa editorial do Gerador.

Quarta-feira, dia 22 de abril às 18h30 | Conversas Centrais: “Media Arts: o encontro entre a criatividade e a tecnologia”

As nossas conversas habituais da Central Gerador fogem temporariamente de lá para o nosso site. Mantendo a pertinência, continuamos a abordar semanalmente os temas centrais da cultura e sociedade mas agora online e no conforto de casa.

Nesta edição vamos debater as Media Arts e como podemos aliar a criatividade e a tecnologia, principalmente numa altura em que o digital ganha maior importância no nosso dia-a-dia. Para esta conversa convidámos o casal por trás do projeto FalcaoLucas, João Pombeiro e Luís Fernandes da gnration.

Quinta-feira, dia 23 de abril às 18h30 | Leituras Fora de Cena com auéééu Teatro

Desafiámos os auéééu Teatro a interpretar um excerto de um texto à sua escolha e a responderem a questões do público em direto no fim da performance. O grupo vai encenar um excerto de Inércia (1914), de Fernando Pessoa, que entitularam de “Vae lavar as mãos que elle deve estar a chegar”, frase retirada da peça.

A companhia, fundada em 2014, é constituída por sete atores licenciados pela ESTC (Beatriz Brás, Filipe Velez, Joana Manaças, João Santos, João Silva, Miguel Cunha e Sérgio Coragem). O grupo ambiciona desenvolver uma dramaturgia de autoria própria baseada no diálogo entre vários ramos do saber e no cruzamento de várias linguagens artísticas  e não-artísticas.

Sexta-feira, dia 24 de abril às 18h30 | Duetos em Direto com Fuse e José Anjos

Os artistas Fuse e José Anjos fundem os seus talentos para criar um dueto em que a palavra e a música ganham outra dimensão. No fim explicam o processo de criação desta performance e respondem a questões do público em direto.

Fuse faz parte de um dos mais antigos grupos de hip-hop português, os Dealema, e José Anjos é poeta e músico. Tem três livros de poesia publicados e participa em vários projetos como baterista, guitarrista e spokenword artist.

Sábado, dia 25 de abril às 15h00 | Workshops em casa: Estampagem de tecido com Atelier Karaka

A designer Marta Afonso do Atelier Karaka propõe uma forma criativa de tirar partido das tampas de embalagens e frascos que temos por casa. Explorando um material muito fácil de trabalhar, a espuma EVA, é possível criar carimbos com os quais podemos estampar padrões divertidos, quer em tecido como também em papel.

O Atelier Karaka, um estúdio criativo que celebra o valor e a beleza da manualidade explorando técnicas artesanais de estamparia manual em tecido para desenvolver peças exclusivas e edições limitadas de têxteis, revestimentos de parede e acessórios.

Domingo, dia 26 de abril às 12h00 | Quiz Quebra-Gelo

Aos domingos é dia de relaxar. Todas as semanas temos um jogo que aborda a cultura portuguesa e os seus protagonistas, no domingo desafiamos-te com o nosso quiz quebra-gelo no nosso site.

Sabe tudo sobre as ideias do Gerador para levar cultura e educação a casa aqui.

Ilustração de Pri Ballarin