Está a chegar mais uma semana recheada de momentos culturais no nosso site. Desde recomendações de músicas para ouvir durante os próximos dias, passando por duetos em direto com artistas de áreas culturais diferentes, a conversas ao vivo moderadas por um jornalista do Gerador, descobre aqui todas as iniciativas que vais poder ver durante esta semana sem saíres do conforto do teu sofá:

Segunda-feira, dia 30 de março às 18h30 | Mescla ao Vivo com Surma

Começamos a semana com recomendações de música para o resto dos dias. A Surma vai-nos falar, em direto, acerca das suas 10 músicas portuguesas preferidas.

Nos últimos dois anos apresentou-se ao vivo por mais de 200 vezes e por 16 países. Internacionalmente viu o seu disco de estreia ser editado em vários países europeus e ser nomeado para melhor disco independente do ano pela IMPALA (Associação Europeia de Editoras Independentes).

Terça-feira, dia 31 de março às 18h30 | Sugestões Residentes com Miguel Bica

Uma vez por semana uma pessoa da cultura ou mesmo um colaborador do Gerador vai recomendar coisas para fazer em casa. Desta vez vamos descobrir as preferências de Miguel Bica, diretor de produção e vice-presidente do Gerador.

Quarta-feira, dia 1 de abril às 18h30 | Conversas Centrais: o que significa a lusofonia hoje? com Batida, Luca Argel e Selma Uamusse

As nossas conversas habituais da Central Gerador fogem temporariamente de lá para o nosso site. Mantendo a pertinência, continuaremos a abordar semanalmente os temas centrais da cultura e sociedade mas agora online e no conforto de casa.

Numa altura em que muito se discute os prós e contras da existência da noção de lusofonia, quisemos perceber o que esta representa hoje. Partindo deste mote juntamos nesta conversa os músicos Selma Uamusse, Luca Argel e Batida (Pedro Coquenão) que irão debater o conceito de lusofonia à luz dos dias de hoje, com especial atenção à sua influência nas artes e na cultura.

Quinta-feira, dia 2 de abril às 18h30 | Leituras Fora de Cena com Cátia Terrinca (UmColetivo)

Todas as quintas convidamos atores portugueses a ler autores nacionais, sobre os temas que desejarem. São 30 minutos de leituras encenadas para que todos tenhamos acesso à beleza da interpretação.

No dia 2 de abril vamos ouvir Cátia Terrinca, da UmColetivo, uma associação cultural que desenvolve atividades no âmbito da criação artística, tendo como eixos essenciais o teatro, a performance e a palavra- onde transversalmente se encontra uma ideia de reescrita, de tempo real e de voz.

Sexta-feira, dia 3 de abril às 18h30 | Duetos em Directo com Mia Tomé e Noiserv

A distância também nos pode unir. Por isso, todas as sextas desafiamos artistas portugueses de áreas culturais diferentes para conceberem um ato em conjunto. Esta edição conta com a encenação de Mia Tomé e música de Noiserv, um dueto inesperado e surpreendente.

Sábado, dia 4 de abril às 15h | Workshop de cozinha vegan com Luísa Mafei 

A chef Luisa Mafei vai ensinar-te a cozinhar uma refeição vegan com o que tem à mão. O prato escolhido é uma pizza caseira, uma refeição sem nenhum elemento de origem animal e com ingredientes simples de encontrar.

E, claro, contando sempre com aqueles ingredientes que são bons para o sistema imunitário e pensando até em como fazer este prato numa quantidade suficiente para ser congelada e consumida ao longo das próximas semanas.

Domingo, dia 5 de abril | Palavras Cruzadas

Aos domingos é dia de relaxar. Todas as semanas temos um jogo que aborda a cultura portuguesa e os seus protagonistas, no domingo desafiamos-te com as nossas Palavras Cruzadas da cultura.

Sabe tudo sobre as ideias do Gerador para levar cultura e educação a casa aqui.