fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Quando de uma herança comum pode nascer arte

Na Mina de S. Domingos, há um projeto que convida a população a juntar-se a artistas portugueses e estrangeiros, e a criar diversas obras de arte. I Was Here, I'll Be Here, junta o norueges Pøbel e a portuguesa Tamara Alves em duas instalações que dão vida aos espaços que ocupam.

Fotografia da cortesia deo projeto MALACATE

Começou em janeiro de 2022 e até junho de 2023 enche a Mina de S. Domingos, no concelho de Mértola, de arte e diversas línguas. O projecto MALACATE é um projeto de intervenção artística que convida a população da localidade a juntar-se a artistas portugueses e estrangeiros, e a criar diversas obras de arte. Da Dança à Arte Pública, do Teatro às Artes Plásticas, o projecto é uma cooperação transnacional da Companhia Cepa Torta, Município de Mértola, a Røros kommune (Noruega) e Lise Wulff (Noruega).

Uma das iniciativas que vem dar uma nova cor a dois espaços é a instalação de street art I Was Here, I'll Be Here, do artista noruegues Pøbel e da artista portuguesa Tamara Alves, inaugurada a 2 de Julho. Resultante do diálogo entre os dois artistas, e a cidade mineira de Røros e a Mina de S. Domingos, os dois estiveram na cidade de Røros, antigo local de exploração mineira reinventada, agora, em museu, seguindo depois para o concelho de Mértola, onde, num clima díspar, se partilhou uma herança comum: a exploração mineira numa região isolada e com poucos recursos alternativos. Pøbel e Tamara criaram criaram assim duas instalações no espaço público, que refletem essa experiência.

Para além disso, A Céu Aberto - Passeios Guiados é outra das iniciativas que querem levar não só locais, mas quem visita o território numa visita pelo património histórico e artístico da Mina de São Domingos. Por isso, no dia 16 e 17 de julho, Marina Nabais e Ricardo Machado conduzem esta visita, das 08h00 às 09h30. No dia 30 e 31 de julho, sempre à mesma hora, é a vez de Odete; no dia 13 e 14 de agosto, a visita é com Daniel Cardeira e no dia 27 e 28 de agosto com Paula Varanda.

Outra das iniciativas é o workshop/ residência artística e performance Entropia, com Mariana Nabais e Ricardo Machado de 12 a 16 de julho. Esta é uma nova criação de dança na Mina de S. Domingos, criada e dirigida pelos coreógrafos e bailarinos Marina Nabais e Ricardo Machado, e com a interpretação de elementos da comunidade.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap