O Festival de Jazz de Viseu – Que Jazz é este? que decorrerá nos dias 24 e 28 de julho pela cidade, anunciou os primeiros nomes que farão parte da programação.

Organizado pela Gira Sol Azul, durante quatro dias do mês de julho, a cidade de Viseu acolhe pela sétima vez consecutiva o seu Festival de Jazz, que vai contar com a presença do músico brasileiro Munir Hossn, inspirado de uma amálgama de sonoridades africanas, árabes, italianas e indígenas brasileiras, o portugês André Fernandes com o seu projeto Centauri, mas também o trio do saxofonista britânico Soweto Kinch. A presença de Xose Miguélez /Jean-Michel Pilc Quartet e de Triciclo Vivo juntamente com Rodolfo Embaló também farão parte da programação do festival. Conta-se igualmente com os concertos de Oh Yes, Pigs Can Fly – If You Kick Them Hard Enough, Mariana Vergueiro com Pedro Neves, Homem ao Mar e Terra livre. 

Que Jazz é Este? Espalhar-se-á pelos diversos locais da cidade de Viseu, entre eles, a Pousada, o Parque Aquilino Ribeiro, onde estará o Palco João Torto, mas também o Museu Nacional Grão Vasco.

Para além de concertos, o festival será também palco da 11.ª edição do workshop anual de jazz de Viseu com o formador Pedro Neves, com o intuito de promover a formação musical, envolver ativamente a comunidade e incentivar e investir em músicos e grupos da região. Através da seleção de artistas e coletivos internacionais, a organização pretende motivar o intercâmbio cultural.

Texto de Rita Matias dos Santos

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.