Até ao próximo dia 2 de dezembro, decorre na cidade do Porto a quinta edição do Porto/Post/Doc. Este festival homenageia a cultura cinematográfica contemporânea, apresentando, durante nove dias, um total 130 filmes. Este ano, os trabalhos foram selecionados sob o mote “Ficções do Real”.

O ponto central do evento, que teve início no dia 24 de novembro, consiste na competição internacional, que conta nesta edição com 14 obras a concurso, duas das quais de autoria portuguesa.

A par do concurso, acontece uma retrospetiva integral sobre António Reis e Margarida Cordeiro, dois nomes com um grande impacto na história do cinema português, e há ainda secções dedicadas a Chris Petit e Matías Piñeiro.

A secção Cinema Falado inclui filmes falados em língua portuguesa. Este ano, a programação desta secção conta com obras como “Levantados do Chão”, de Daniel Blaufuks, “Terra Franca”, da autoria de Leonor Teles e “A Volta Ao Mundo Quando Tinhas 30 Anos”, realizado por Aya Koretzky.

O Porto/Post/Doc tem lugar em vários locais da cidade invicta, nomeadamente no Teatro Municipal Rivoli, no Cinema Passos Manuel, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no Planetário, na Universidade Católica, no Maus Hábitos e no Cinema Trindade.

Texto por Carolina Gaspar
Fotografia de Denise Jans, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.