Terça-feira, 17 Março 2020

Rádio Universidade de Coimbra celebrou 34 anos e fez a festa com música independente Portuguesa

A Rádio Universidade de Coimbra celebrou 34 anos, no passado dia 7 de março, com um concerto que contou com a atuação dos portugueses Conferência Inferno, Hangloser e Kara Konchar.

Três décadas e quatro anos foram o suficiente para colocar a Rádio Universidade de Coimbra na história das rádios independentes em Portugal. Com um variado leque de conteúdos, desde a informação aos relatos desportivos, é na música que esta independência mais brilha. Seguindo este traço de personalidade que tão bem a define, a Ruc apostou nas promotoras independentes coletivo Farra e Capital Decay, sediadas no Porto e em Lisboa, para celebrar o seu aniversário.

Quando questionado acerca desta escolha, Fábio Nóbrega, diretor de programação da Ruc, afirma que “são editoras independentes, criadas por pessoas que estão a tentar construir algo consistente, completamente fundamentadas em talento e noção estética musical, o que vai ao encontro daquilo que a RUC está à procura. É preciso mostrar ao público que estamos atentos ao que se faz de novo, neste caso em Portugal, assim como aos artistas, mostrar-lhes que a rádio é um espaço que reúne as condições para olhar o trabalho deles e que apoia e reconhece o seu talento e esforço”.

Quanto ao público, ainda que a ligação histórica ao contexto cultural da cidade de Coimbra seja inegável, Fábio Nóbrega relembra que ainda existe uma aproximação a fazer: “Acho que o maior desafio é mostrar-lhes que aquilo que nós escolhemos tem valor no contexto musical, entrando em cena a nossa capacidade comunicativa”.

Texto de Carolina Santos
Fotografia de Fábio Nóbrega

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
gerador-ruc

MAIS ARTIGOS DE Notícias

Notícias 4.Ago.2020

Festa do Jazz no CCB

Ontem, dia 3 de Agosto, foi anunciado que a 18.ª edição da Festa do Jazz, organizada pela Associação Sons da Lusofonia, que decorrerá entre 12 e 13 de Setembro, será,…

Notícias 3.Ago.2020

Figueira Jazz Fest decorre pela primeira vez na Figueira da Foz

Ao longo do próximo mês de agosto, a Figueira da Foz ganha um novo festival, o Figueira Jazz Fest, que na sua primeira edição apresenta um cartaz exclusivamente composto de…

Notícias 2.Ago.2020

Concerto Maria João e Maria Anadon no Figueira Jazz Fest

A cantora Maria João junta-se a Maria Anadon para revisitar clássicos do Jazz, acompanhados por um quinteto de instrumentistas da nova geração: Michelle Ribeiro no Piano, João Farinha nos Teclados,…

Notícias 2.Ago.2020

O início de uma nova temporada na Culturgest

Já é pública a programação da Culturgest até ao final do ano, contemplando dança, música, cinema, artes visuais, conferências e debates. Este ano o início da temporada na Culturgest começa…

Notícias 1.Ago.2020

Exposição do 11.º Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz

Os trabalhos do 11.º Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz vão estar expostos todo o mês de agosto no Espaço Aguarela. A exposição é composta pelas obras oferecidas ao…

Notícias 1.Ago.2020

Os Filminhos vão continuar à solta durante o mês de agosto

Contrariamente à prática dos últimos anos, a associação cultural Zero em Comportamento vai continuar a disponibilizar filmes para o público infanto-juvenil durante o mês de agosto. Os Filminhos à Solta Pelo…

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X
X
Partilhar
Copy link
Powered by Social Snap