fbpx
Terça-feira, 17 Março 2020

Rádio Universidade de Coimbra celebrou 34 anos e fez a festa com música independente Portuguesa

A Rádio Universidade de Coimbra celebrou 34 anos, no passado dia 7 de março, com um concerto que contou com a atuação dos portugueses Conferência Inferno, Hangloser e Kara Konchar.

Três décadas e quatro anos foram o suficiente para colocar a Rádio Universidade de Coimbra na história das rádios independentes em Portugal. Com um variado leque de conteúdos, desde a informação aos relatos desportivos, é na música que esta independência mais brilha. Seguindo este traço de personalidade que tão bem a define, a Ruc apostou nas promotoras independentes coletivo Farra e Capital Decay, sediadas no Porto e em Lisboa, para celebrar o seu aniversário.

Quando questionado acerca desta escolha, Fábio Nóbrega, diretor de programação da Ruc, afirma que “são editoras independentes, criadas por pessoas que estão a tentar construir algo consistente, completamente fundamentadas em talento e noção estética musical, o que vai ao encontro daquilo que a RUC está à procura. É preciso mostrar ao público que estamos atentos ao que se faz de novo, neste caso em Portugal, assim como aos artistas, mostrar-lhes que a rádio é um espaço que reúne as condições para olhar o trabalho deles e que apoia e reconhece o seu talento e esforço”.

Quanto ao público, ainda que a ligação histórica ao contexto cultural da cidade de Coimbra seja inegável, Fábio Nóbrega relembra que ainda existe uma aproximação a fazer: “Acho que o maior desafio é mostrar-lhes que aquilo que nós escolhemos tem valor no contexto musical, entrando em cena a nossa capacidade comunicativa”.

Texto de Carolina Santos
Fotografia de Fábio Nóbrega

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
gerador-ruc

MAIS ARTIGOS DE Notícias

Notícias 20.Abr.2021

Luís Trigacheiro: Novo single é um "cartão de visita" do seu Alentejo

Luís Trigacheiro tem o Alentejo na voz e no coração. Natural de Beja, o jovem cantor de 23 anos diz que a cidade e a região estão enraizados na sua…

Notícias 19.Abr.2021

"Catarina e a Beleza de matar fascistas", depois de uma digressão transporta-se para Lisboa

Entre os dias 19 e 26 de abril a sala Garret, do Teatro D. Maria II, transportará o palco até 2028. Numa realidade em que a tradição é "matar fascistas",…

Destaque Últimas 19.Abr.2021

"Carta do Porto Santo", um documento que pensa sobre a relevância das Artes, da Cultura e do Património

Entre os dias 27 e 28 de abril será apresentada a "Carta do Porto Santo". Diretamente da ilha, a carta inserida no programa da Presidência Portuguesa do Conselho da União…

Notícias 19.Abr.2021

"Apocalipse 2020", uma estreia de Alice Joana Gonçalves

A nova criação da artista Alice Joana Gonçalves será apresentada no Centro Cultural da Malaposta. A estreia absoluta acontecerá no dia 7 de maio, na sala Experimental. A décima criação…

Destaque Últimas 19.Abr.2021

Fashion Revolution Week: a revolução na indústria da moda acontece já esta semana

A Fashion Revolution Week acontece já esta semana, de 19 a 25 de abril, em formato digital e com uma extensa programação online, que promete revolucionar o universo da moda.…

Notícias 19.Abr.2021

Circolando funde-se com a Central Elétrica e apresenta programação especial

Em dia de reabertura de novos espaços culturais a CRL – Central Eléctrica anuncia o início de uma mudança que traz alterações ao nome e nova programação.  “CRL - Central…

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X
X
Partilhar
Copy link
Powered by Social Snap