Uma programação cultural em rede, é a proposta do Rail Fest, que acontece entre junho de 2021 e maio de 2022. O evento inicia-se entre os dias 25 e 27 de junho, que levam ao palco do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, os artistas Dino D’Santiago, The Legendary Tigerman, Susana Travassos e Pedro Dyonysyo & Banda – Estação 1960. O Rail Fest procura promover uma viagem pelo património ferroviário português, que passa pelos museus e cidades.
Entroncamento, Águeda e Vila Velha de Rodão são os municípios que vão receber o Rail Fest até maio do próximo ano, com uma programação diversa que inclui espetáculos e atividades gratuitas. Em 2021, assinalado como Ano Europeu do Transporte Ferroviário, as três localidades avançam com a organização de um programa cultural em rede, como incentivo à circulação e viagem pela sua cultura e património ferroviário.


A região centro do país torna-se assim o ponto de referência da música, dos concertos, exposições, cinema e arte urbana, que levam artistas locais e nacionais ao encontro do público.
O Rail Fest estreia-se com Dino D’Santiago, que sobe ao palco do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, no dia 25 de junho pelas 21h. Segue-se o concerto do The Legendary Tigerman, no dia 26, à mesma hora. Susana Travassos e Pedro Dyonysyo & Banda – Estação 1960, são responsáveis pelos espetáculos de dia 27 de junho, o primeiro pelas 16h e o último às 18h.
Os concertos são de entrada gratuita, sendo necessário o levantamento dos bilhetes de acesso, na Galeria Municipal. É possível efetuar reservas através do email cultura@cm-entroncamento.pt ou 249 720 400 (tecla 6). A programação do Rail Fest, prolongada até maio de 2022, encontra-se disponível e em constante atualização no site oficial.
Texto de Ana Mendes
Fotografia disponível na página de facebook Museu Nacional Ferroviário
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.