No passado dia 20 de outubro a artista Raquel André lançou o site collectionofspectators.com, dirigido a espectadores de toda a Europa. O projeto surge no contexto da celebração do Dia Europeu do Espectador, uma iniciativa da rede europeia BeSpectACTive!.

Após ter visto todas as digressões nacionais e internacionais canceladas, devido à pandemia mundial, a artista e colecionar Raquel André termina o ano com a sua mais recente coleção da tetralogia Colecção de Pessoas: a “Colecção de Espectador_s”. No website lançado recentemente, são difundidos desafios duas vezes por semana para execução de tarefas, propostas, conversas e surpresas. Estes desafios “trazem conteúdos ao processo de colecão do outro e que vão gradualmente compondo um projeto artístico virtual em forma de fotos, vídeos, áudios e textos”, lê-se em comunicado. A proposta artística culminará na realização do Festival de Espectador_s a decorrer online no site e plataformas sociais do projeto, no dia 21 de novembro.

Mas o projeto multidisciplinar não se fica pelo lançamento do site, e integra ainda dois momentos onde se privilegia o contacto direto com o espectador. Assim, de 18 a 29 de novembro, a artista faz a ocupação artística “Espectador_Espectador_”, no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas. Depois da residência artística, é apresentado um programa que inclui uma exposição, uma oficina, performances, conversas e conferências que em torno da pergunta “O que é ser espectador_?”.

A “Exposição-Inventário Coleção de Espectador_s”, que fica patente a partir do dia 18 de novembro, apresenta a relação que a artista estabeleceu ao longo dos últimos seis anos com os milhares de espectadores nos projetos “Coleção de Amantes”, “Coleção de Colecionador_s” e “Coleção de Artistas”, com um projeto de expografia do designer portuense Sérgio Couto. Já a a “Oficina d_ Espectador_”, que decorre de 22 a 27 de novembro, é limitada a 10 espectadores, que partilharão a história das suas vidas através das experiências artísticas que os transformaram. O resultado desta culmina em performances públicas de 28 a 29 de novembro, altura em que as duplas Ana Borralho e João Galante e ondamarela apresentam performances-conferência.

Ao longo deste dias fazem ainda parte do programa Magda Henriques (diretora artística das Comédias do Minho), Cláudia Sobral(jornalista de cultura), Maria Vlachou (diretora geral da Acesso Cultura) eAlexandra Patuleira (espectadora especializada do Grupo Visionários, um projeto da ArtemRede).

Mais detalhes sobre o projeto podem ser encontrados em collectionofspectators.com.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia de Afonso Sousa