Este mês está nas estradas portuguesas o RECLAM`ARTE. Um festival de arte criativo e inovador em Portugal, sem fins lucrativos que oferece espaço público de destaque a um conjunto de artistas portugueses. O festival tem como intuito dar voz aos artistas e divulgar e sensibilizar para a arte em Portugal, num ano de pandemia, em que o setor da Cultura tem sido fortemente prejudicado.

Criado pela startup Liter, no inicio da pandemia, por jovens, tendo a BIGOutdoors como media sponsor, o projeto vai expor em outdoors, de grandes dimensões, durante todo o mês de abril, obras de arte dos(as) artistas Hugo van der Ding, Sara Tarita, Vasco Gargalo, Another Angelo e ±MAISMENOS±, por todo o país, nas principais vias rodoviárias.

De acordo com Guilherme Rebola, fundador e responsável da Liter, "estas obras de arte, expostas em publicidade exterior através outdoors de grandes dimensões, espelham a realidade social que vivemos, representando o que move o artista e consciencializando o observador. O “RECLAM`ARTE” pretende, assim, impactar e proporcionar momentos de reflexão, face aos tempos de recuperação lenta que vivemos (as previsões apontam para que Portugal apenas retome o nível económico de 2019 em 2023 ou 2024), que afetam todos os setores e que aumentam particularmente a incerteza no setor cultural", lê-se na nota de imprensa.

O festival pretende, assim, democratizar a arte e a cultura, levando-as para a rua e tornando-as acessíveis a todos, e promover a voz e a obra dos(as) artistas, disponibilizando-lhes um espaço físico de destaque, com grande visibilidade, e com capacidade de sensibilizar toda a sociedade civil, sem olhar classes sociais, económicas, de género ou raciais.

Teaser Liter: Festival Reclam'Arte 2021

A Liter é uma startup criada em plena pandemia de COVID-19, constituída por gente jovem que acredita que a cultura é uma forma de afirmação da liberdade e do desenvolvimento humano, social e económico.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels